Significado de A Jusante

O que é A Jusante

A jusante é uma palavra originária do latim jusum e significa a direção para onde correm as águas do rio, a direção da foz de um rio. Jusante é o lado da vazante da maré.

Assim, a jusante faz referência a direção, a localização. Será sempre o lado de baixo no rio, aquele que se dirige para a desembocadura, o lado contrário ao lado da nascente. O sentido para o qual descem as águas do rio é a jusante, também conhecido como baixa mar.

Com isso, podemos usar a jusante para nos referir à direção da foz a partir de um ponto de referência. Por exemplo, podemos dizer que o lado de uma ponte que está voltado para a direção que corre o rio, voltado para a sua foz, está a jusante. Uma casa que está mais abaixo que outra na costa de um rio, mais próxima a foz que outra, está a jusante.

O termo a jusante também pode ser usado em outras áreas, especialmente nas exatas e mais comumente na eletrotécnica, onde é feito um paralelo entre a direção da corrente de um rio e a corrente elétrica. De modo que um componente mais próximo da descarga elétrica e mais distante da fonte de energia do que outros está a jusante.

Podemos dizer ainda “a jusante” para se referir ao que ocorreu depois de uma data, e “a montante” ao que aconteceu antes.

A Jusante e a Montante

Enquanto que a jusante será dito de qualquer coisa que esteja próximo ou se dirija para a foz de um rio, diremos que a montante será qualquer coisa ou objeto que faça exatamente o oposto, ou seja, tudo o que está próximo ou se dirige a nascente de um rio está a montante.

A jusante remete a parte baixa do rio, a montante nos remeterá a parte alta.

O significado de A Jusante está na categoria Significados