Significado de A Montante

O que é A Montante

A montante pode ser explicado como sendo o lugar mais próximo das cabeceiras de um rio, ou seja, é o curso inverso da correnteza de um rio. É o ponto mais alto de uma nascente.

É uma locução adverbial que pode ter origem na palavra francesa, “monter”, que significa subir ou na palavra latina “montare” que significa subir ou de “mos” que é morro ou montanha.

A montante é o ponto que faz referência à direção da nascente de um rio, isto é, são os locais como uma cachoeira, uma ponte, às margens do próprio rio, etc. Tudo que está na parte de cima desse ponto, subindo a correnteza é conhecido por “a montante”.

A montante e a jusante

A montante e a jusante são pontos de referência do curso de um rio. Enquanto o primeiro diz respeito a nascente, a jusante faz referência ao curso normal da água, ou seja, do ponto mais alto para o mais baixo de um rio.

A jusante também é classificada gramaticalmente como locução adverbial.

A montante e a jusante também podem ser usadas na linguagem figurada. Nesse caso, elas se referem a fatos que antecederam ou sucederam uma ocasião em especial.

A montante da produção agropecuária

A montante de produção agropecuária se refere ao fornecimento pela indústria ou comércio de alguns bens de capital e insumos para a agropecuária.

Enquanto a jusante é o contrário, isto é, sua função é oferecer matéria-prima agrícola para a agroindústria.

O significado de A Montante está na categoria Significados