Significado de Absenteísmo

O que é Absenteísmo

Absenteísmo é uma palavra proveniente do francês “absenteísme” que, por sua vez, provém do inglês “absenteeism”. Sua origem remota, no entanto, está no latim, derivada de “absens”, cujo significado é “estar fora”, “estar afastado”, “ausente”, sendo o particípio de “absesse”, uma palavra formada por “ab” (fora) e “esse” (ser, estar).

O que é absenteísmo?

Absenteísmo, portanto, é um padrão para quantificar a ausência de empregados na empresa ou de alunos na escola, por exemplo, seja por falta ou por atraso, devido a qualquer motivo interveniente. Principalmente nas escolas e nas empresas, o absenteísmo é o índice que mede os períodos ou média de ausência dos integrantes do conjunto.

Absenteísmo, dessa forma, é o ato também de abster-se de alguma atividade ou função, é o estar fora, afastado ou ausente, podendo ser utilizado para qualquer condição de não participação de um indivíduo dentro de uma tarefa ou de um processo de trabalho ou de uma atividade qualquer.

O absenteísmo, sob outro aspecto, é denominado o sistema de exploração agrícola, quando um proprietário de terras deixa suas obrigações sob a responsabilidade de outra pessoa, agindo essa pessoa como intermediário entre o proprietário legal e os trabalhadores rurais.

Essa condição foi constatada historicamente, como, por exemplo, no Império Romano, onde os mais ricos detinham latifúndios, além de acontecimentos mais recentes na Itália, na Rússia, na França e na Irlanda, entre outros países.

O absenteísmo, quando visto por esse ângulo, refere-se, com bastante frequência, à exploração deficiente dos recursos naturais da terra, com o seu cultivo exaustivo, levando o proprietário da terra a retirar tudo o que pode para fins de consumo e de enriquecimento, utilizando todos os meios necessários para a exploração máxima dos recursos disponíveis.

As medidas apresentadas pela legislação da reforma fundiária (Reforma Agrária) e de colonização sempre se voltam primeiro para as terras de propriedade dos absenteístas, buscando utilizar melhor os recursos da área utilizada.

O absenteísmo também pode ser referente à não participação de pessoas em decisões tomadas através do voto, ou sufrágio, como no caso de ausentes num eleição. Visto como fenômeno político, o absenteísmo eleitoral deve ser analisado sob todos os pontos de vista, podendo apresentar-se como um sintoma de apatia política ou como forma de uma camada da população mostrar seu descontentamento com os rumos políticos tomados anteriormente.

Absenteísmo escolar

O absenteísmo escolar é uma taxa calculada sobre a ausência repetida ou prolongada dos alunos às aulas regulares. Essa taxa é obtida através da relação entre o número de ausências e de presença dos alunos às aulas num determinado período.

Até pouco tempo, a principal causa de absenteísmo escolar eram as doenças respiratórias, havendo hoje outras causas, denotando um princípio de falência do ensino público. Os professores, diante de tantos problemas criados pelos alunos, também apresentam elevados índices de absenteísmo, em sua maioria apresentando justificativas médicas.

Absenteísmo nas empresas

Nas empresas, o absenteísmo é a tendência apresentada pelos empregados de se defenderem contra certas deficiências nas relações profissionais, faltando ao trabalho por diversos motivos, principalmente por doenças. Para a administração da empresa, o absenteísmo representa um custo, com repercussão direta sobre a eficiência de sua capacidade produtiva, o que as leva a buscar as razões do absenteísmo e solucionar os problemas trazidos pelos empregados absenteístas.

O absenteísmo nas empresas, além das doenças, também é motivado por problemas familiares, por resolução de problemas pessoais, por dificuldades financeiras ou de transporte, além de falta de motivação de determinados empregados ou de atitudes impróprias da administração.

Quando considerado o absenteísmo dentro de uma empresa, seus responsáveis devem verificar as causas e procurar erradica-las, criando um ambiente de trabalho mais favorável se o caso for a falta de motivação, ou melhorando as condições reinantes do ambiente, se o problema é voltado para a saúde, ou mesmo buscando eliminar do grupo membro que perturbam o clima empresarial.

O absenteísmo empresarial também pode apresentar causas sociais ou psíquicas, além das causas materiais. O estabelecimento de um clima empresarial favorável aos empregados pode reduzir drasticamente os índices de absenteísmo.

O significado de Absenteísmo está na categoria Significados