Significado de Abstinência

O que é Abstinência

Abstinência significa se privar de alguma coisa com o objetivo de alcançar alguma meta ou finalidade. Ela pode ter vários motivos como o de ordem religiosa, no caso da Quaresma, por exemplo, quando muitas pessoas deixam de comer carne, beber ou fazem algum tipo de penitência que teste sua capacidade e sua devoção a Deus, para que assim, possa alcançar uma graça maior.

O ato de abster-se de alguma coisa nem sempre é espontâneo, na maioria das vezes é um ato forçado e em prol do bem estar da própria pessoa para que ela, após um tratamento, possa se curar de um vício. Há vários tipos de abstinências, como a do álcool, fumo e outras drogas consideradas pesadas. Assim como abstinência sexual, alimentar, disciplinar, dentre outras.

Abstinência sexual, por exemplo, é a ausência de qualquer contado físico ou sexual com outra pessoa. Em alguns casos, essa abstenção é devido às igrejas pregarem a pureza até o casamento, como forma de devoção e castidade ou por opção da própria pessoa. Em outros casos, há pessoas que preferem não manter relações sexuais por medo de doenças sexualmente transmissíveis. Elas acabam optando em não praticar o ato sexual por temer serem infectadas pelo vírus da AIDS, gonorreia ou outras doenças que são transmitidas através da relação sexual.

Quando alguém é privado de algo na qual não consegue mais viver sem, vem a chamada “crise de abstinência”, que pode trazer consequências gritantes de alucinações e até mesmo crises convulsivas ao indivíduo. Essa situação pode ocorrer devido às drogas que provocam uma dependência muito forte, não só fisica, mas também psicologicamente.

O cérebro do dependente não consegue viver e nem se privar de algo que faz parte do seu vício e quando isso acontece é necessário que ele seja internado e faça um tratamento em clínicas especializadas, onde passará pelos cuidados de profissionais capacitados, pois sozinhas essas pessoas não têm forças para lutar contra algo que esta além de sua razão e de suas emoções.

A síndrome da abstinência pode ocorrer devido às privações bruscas ocorridas com os pacientes e que causam transtornos físicos e mentais. Os dependentes podem ter crises divergentes, mal-estar, estresse, ansiedade, insônia, irritabilidade, taquicardia e muitos outros sintomas que podem levá-los a cometer até mesmo o suicídio. Isso devido ao grande sofrimento e angústia do qual não conseguem sair se não tiverem um acompanhamento muito eficaz.

Há um caso de abstinência que ocorre muito com mães que fazem uso de drogas e de álcool: é a abstinência fetal. Onde o bebê que nasce dessas mães pode vir com problemas mentais, com anomalias físicas e sofrerem com a própria crise de abstinência, assim como suas mães.

 

 

O significado de Abstinência está na categoria Significados