Significado de Abstrato

O que é Abstrato

Abstrato é o adjetivo que dá qualidade ao que é difícil de compreender ou que existe apenas na ideia ou em um conceito. O significado oposto, ou seja, o antônimo de abstrato é concreto.

Na filosofia, abstrato é tudo aquilo que não está ligado a um dado sensorial e que faz parte de um processo intelectual e que somente pode ser entendido caso seja separado dos fatos ligados à realidade.

Enquanto que na gramática existem os substantivos abstratos, que são os que dão característica às coisas que não possuem existência própria e existem apenas na concepção da mente de cada indivíduo, como por exemplo, a beleza, a justiça e os sentimentos como o amor, o ódio ou a bondade.

Já nas Artes Plásticas existe a manifestação chamada de "arte abstrata", que é um tipo de arte que não se prende à realidade material e vai além das aparências do mundo real, criando formas e conteúdos diferentes das imagens já conhecidas. Um bom exemplo desse movimento é o Surrealismo, que além da arte, também está presente na literatura, onde os artistas valorizam o pensamento abstrato, como é o caso das famosas obras do pintor Salvador Dalí

Abstrato também é aquilo proveniente de uma abstração, que é uma operação intelectual que consiste em isolar um conceito ou considerar apenas uma parte de um todo. No sentido figurado, a abstração é uma distração ou êxtase de espírito, algo sem clareza, obscuro ou de difícil entendimento.

Os sinônimos de abstrato são: impalpável, subjetivo, imaterial, teórico, intangível, indefinido, confuso, impreciso, vago, distraído, desconcentrado e desatento.

O significado de Abstrato está na categoria Significados