Significado de Acadêmico

O que é Acadêmico

Acadêmico é um termo que tem sua origem no Latim “academicus”, que por sua vez, remete ao termo academia que provém do Grego “akademeia.

Acadêmico também pode ter a ver com o termo Grego “akademos”, um herói grego. “O Bosque de Akademos”, segundo a lenda, é o terreno onde Platão estabeleceu sua primeira escola filosófica.

Dada a sua etimologia, diz-se então que acadêmico é o termo que se refere à academia ou a algo pertencente a ela, cuja preocupação é aplicar os fundamentos da arte oficial.

Acadêmico pode abranger uma gama de outros termos. Vamos ver alguns deles:

Cursos acadêmicos

Cursos acadêmicos são cursos com diplomas reconhecidos, ou seja, registrados legalmente. Os profissionais que possuem um diploma acadêmico, que já cumpriram todas as exigências curriculares do mesmo, já podem exercer de forma legal sua profissão, pois, a partir de então, se espera que esse profissional já possua todas as competências para tal.  

Mestrado acadêmico

No Brasil, após formação de nível superior, o aluno pode dar continuidade aos seus estudos escolhendo fazer uma pós-graduação, seja ela lato sensu (cursos de especialização, aperfeiçoamento ou extensão) ou stricto sensu (mestrado profissionalizante, mestrado acadêmico ou doutorado).

O mestrado profissionalizante é mais voltado para o mercado de trabalho com um currículo menos teórico. A finalização do curso se dá com a realização de uma monografia.

O mestrado acadêmico é uma espécie de Pós-graduação voltada para o ensino e pesquisa. O indivíduo que se torna mestre, geralmente, ingressa na docência em determinado campo do saber.

Para que se possa obter seu novo título, o mestrando deve apresentar uma dissertação. Somente após essa apresentação, o mesmo estará apto a exercer sua nova função.

Trabalho acadêmico

Podemos dizer que o trabalho acadêmico é um texto final no qual é apresentada uma pesquisa sobre determinada área do conhecimento. Geralmente, os trabalhos acadêmicos são escritos em forma de tese, dissertação, artigo científico, dentre outros, seja no âmbito lato ou estrito sensu.

Plágio em trabalhos acadêmicos

Um fato que ocorre com muita frequência são os plágios acadêmicos. Muitos alunos que acabam de concluir seus cursos, seja de graduação, pós, mestrado ou doutorado, muitas vezes, agindo de má fé, preferem arriscar e copiar o trabalho acadêmico realizado por outros, em vez de desenvolverem um trabalho de sua autoria.

Muitos não sabem que isso é crime previsto em lei, mesmo que o autor do trabalho consinta a cópia do mesmo.

Se o aluno fizer cópia apenas de trechos do trabalho de outra pessoa, isso, sem identificar o autor de acordo com as normas da ABNT, seu trabalho será considerado plágio, uma vez que fez uso da propriedade intelectual do autor da obra original. 

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, se tornou praticamente impossível conseguir plagiar algum trabalho acadêmico depois que esse é publicado, pois existem muitos softwares antiplágios capazes de detectar qualquer sinal de cópia. 

O significado de Acadêmico está na categoria Significados