Significado de Acalanto

O que é Acalanto

Acalanto é o ato de ninar uma criança podendo ser também sinônimo de canção de ninar.

O que é Acalanto

Acalanto é a ação de embalar uma criança para que ela se acalme, durma, ou mesmo para demonstrar carinho, é a ação de acalentar. Cantar baixinho uma melodia doce para uma criança dormir é acalanto. Levar uma criança ao peito de forma aconchegante e carinhosa também pode ser acalanto.

Do ponto de vista da música, acalanto é qualquer canção de ninar ou música que tenha por base uma canção de ninar; qualquer música capaz de acalmar ou fazer adormecer.

Temos então que tradicionais canções de ninar usadas por famílias de todo o Brasil para ninar suas crianças como Bicho Papão, Dorme Neném ou Boi da Cara Preta, podem ser chamadas de acalanto.

A palavra acalanto deriva da palavra acalento, e pode ser usada com o mesmo significado. Semanticamente, os termos remetem a algo quente ou ao calor, podendo ser associados a confortar, aliviar, suavizar, embalar, animar, fomentar interiormente, aconchegar, aquecer, adormecer, lisonjear, avivar e etc.

Assim, em um sentido figurado, podemos usar o termo acalanto para se referir ao ato de acalmar uma situação qualquer, proporcionar tranquilidade, apaziguamento.

Acalantos também é o nome do álbum da cantora brasileira Jane Duboc lançado no ano de 1977. No disco Xuxa e Seus Amigos lançado em 1985, o primeiro álbum da cantora para o publico infantil, encontramos uma faixa de nome “acalanto”. Dorival Caymmi, o grande compositor baiano é também autor de uma música chamada “acalanto”.

O significado de Acalanto está na categoria Significados