Significado de Acéfalo

O que é - Acéfalo

Acéfalo é um vocábulo que vem do Grego “Akephalon”, cuja letra “A” significa “SEM” e “Kephalon” significa “CABEÇA” ou do Latim “Acephalu”. Dessa forma, acéfalo, de forma denotativa, representa aquele que não tem cabeça enquanto que, de forma conotativa ou pejorativa, o termo acéfalo é utilizado para designar uma pessoa sem inteligência, “burra” ou ignorante.

Acefalia

Acéfalo também é a designação dada a um feto que não possui, literalmente, a cabeça. Ele possui um corpo, mas não tem a cabeça e nem um coração. O feto necessita do irmão gêmeo para continuar sobrevivendo, pois a circulação do seu sangue é proporcionada pelo coração do outro bebê normal. Nesse caso, os bebês estão ligados pelo pescoço, por isso a circulação sanguínea pode ser proporcionada.

Segundo a medicina, das várias más formações cefálicas que podem acometer um bebê, a acefalia é a anomalia neurológica mais rara. Geralmente, esse tipo de má formação congênita é causada pelo desenvolvimento anormal do sistema nervoso do feto.

As causas da acefalia tanto pode ser hereditária como também causada pelo uso de algum medicamento, radiação ou infecções as quais a mãe tenha sido exposta.

Podemos ver também o termo acéfalo sendo empregado em âmbito político para designar pessoas que fazem uso errôneo na máquina pública, seja por má gestão ou por benefício próprio. São muitas vezes, os ditos políticos corruptos.

Tal conceito relativo à política vem do inglês, cuja palavra significa vazio de poder.

Anencefalia

Já a anencefalia refere-se a uma má formação do cérebro do bebê durante sua formação no útero da mãe, ou seja, ainda em fase embrionária. Essa má formação pode acontecer entre o 16º e 26º dia de gestação. 

A anencefalia corresponde à ausência parcial do encéfalo, o que significa que o bebê nascerá sem uma parte do seu cérebro. Sendo sua sobrevivência mantida por algumas estruturas do tronco cerebral.

Normalmente, os bebês acometidos por essa má formação tem um período muito curto de sobrevivência.

De acordo com estudos científicos, essa patologia é mais comum em crianças do sexo feminino e acontece, na maioria das vezes, com mães que se encontram em faixa etárias extremas, isto é, ou muito novas ou bem mais velhas.

Sinônimos para acéfalo

Veja abaixo alguns sinônimos para o termo acéfalo:

  • estúpido;
  • descontrolado;
  • burro;
  • idiota;
  • desorientado.

Ritmo acéfalo

Ritmo acéfalo é um tipo de compasso musical que se inicia com uma pausa. Também chamado de ritmo “decapitado”, ele se caracteriza pela melodia que se inicia com uma parte fraca de tempos.  

O significado de Acéfalo está na categoria Significados