Significado de Acervo

O que é Acervo

Acervo é um termo que deriva do latim acervus e pode ser entendido como sinônimo de coleção. Acervo é um montante de objetos ou itens que integram um conjunto, podendo estar organizado ou não, ser exposto ao público ou estar guardado, pode ser público ou privado.

Geralmente, quando usamos a palavra acervo estamos nos referindo a uma coleção de obras que integram algum patrimônio e que tem alguma relevância a quem a possui ou a quem a estuda ou visita. Assim, por exemplo, os livros de uma biblioteca integram o seu acervo, as peças de um museu ou uma coleção particular de discos de vinil formam acervos.

O patrimônio que integra um acervo deve ser, portanto, muito diverso, podendo ser composto por arquivos históricos, bibliográficos, documentos, coleção de selo, quadros, filmes, material genético, iconografias e etc.

Uma locadora de filmes alugas os filmes que estão em seu acervo. Assim como uma livraria dispõe aos seus clientes os livros do seu acervo. Um nerd começa a colecionar itens de filmes os mais variados, e em algum tempo a sua coleção se transforma em seu acervo.

Podemos dizer que um povo tem o seu acervo cultural no conjunto de manifestações artísticas e culturais que expressa em seus hábitos, costumes e tradições que são herdados de geração em geração. Esse acervo é objeto de estudo de antropólogos, historiadores e cientistas sociais em geral, que muitas vezes organizam o seu conhecimento em museus que conservam e expõe esse acervo cultural através de objetos que o representam.

Numa biblioteca, encontraremos o acervo bibliográfico, que além de uma boa quantidade de livros, é composto também por jornais, revistas e documentos. Um acervo documental é composto exclusivamente por documentos de determinado tipo. Na internet podemos dizer que encontramos um grande acervo digital de livros, imagens, textos, vídeos, músicas, livros e etc.

Acervos podem ser tanto coleções deliberadas como o acúmulo de algum tipo de objetos, que com o tempo formam mesmo que não intencionalmente uma coleção.

No âmbito jurídico, a palavra acervo fará referência a quantidade de bens que constituem o conjunto da herança, o montante patrimonial que será herdado.

O significado de Acervo está na categoria Significados