Significado de Acróstico

O que é Acróstico

Acróstico é uma palavra originária do grego antigo, “akrostichís”, onde “akro” tem o significado de “extremo”, e “stikhis” o significado de “linha” ou “verso”.

O que é acróstico?

Acróstico é uma palavra que relata um arranjo literário, geralmente poético, onde as letras iniciais formam outros nomes ou palavras.

Ao montar um acróstico, colocamos a palavra que irá servir para as frases ou poesia na vertical, enquanto que as frases partem de cada letra inicial, podendo ser feito a partir de um nome próprio ou de um aforismo, gerando textos que podem ser poesias, sentenças, máximas ou regras.

Na criação do acróstico, o que vale é a imaginação e a criatividade, usando a capacidade de criação para expressar um pensamento. O acróstico é, na verdade, um excelente exercício para testar o conhecimento do vocabulário e do idioma.

Antes de criar um acróstico, basta pensar em uma palavra, um lugar, um objeto ou um sentimento e, em seguida, dar asas à imaginação para desenvolver a arte, usando o mundo poético para expressar os sentimentos.

Um bom exemplo de acróstico está no poema a seguir, criado pelo autor de cordel Leandro Gomes de Barros, onde firmou sua autoria sobre a obra “O cachorro dos mortos”:

Leitor, não levantei falso

Escrevi o que se deu.

Aquele grande sucesso

Na Bahia aconteceu.

Da forma que o velho cão,

Rolou morto sobre o chão

Onde o seu senhor morreu.

Como é fácil perceber, o autor usou o seu nome para fazer o acróstico, elaborando um trecho de sua obra de cordel com sentido próprio, criando uma frase para explicar o que pretendia.

Exemplos de acrósticos

Em outros exemplos de acrósticos podemos expressar romantismo, como no modelo a seguir de acróstico de amor:

Amor não é prazer nem desejo,

Muito menos sexo e paixão.

O amor transcende os meros sentidos

Raro tesouro, sublime compaixão.

Acróstico de nomes

Os acrósticos de nomes também são bastante populares, que podem ser dedicados a pessoas especiais, a mãe, um amigo ou entre namorados. Nesse caso, geralmente cada letra corresponde a uma característica da pessoa, como pode ser visto no acróstico com o nome Pedro:

Paciente

Especial

Dinâmico

Risonho

Otimista

O significado de Acróstico está na categoria Significados