Significado de Açude

O que é - Açude

Açude é um substantivo masculino com origem no Árabe “As-sudd” e significa represa ou obstáculo.

Geralmente, um açude é construído a base de cimento ou mesmo terra com o objetivo de represar água para ser utilizada com alguma finalidade, como aguar plantações, criação de peixes, gerar energia ou abastecer pessoas ou animais, da mesma forma que os diques ou represas.  

Como construir um açude

Nem sempre os açudes são construídos com os objetivos citados anteriormente. Muitas vezes eles são criados apenas com intuitos estéticos.

Mas não importa o motivo pelo qual deseja construir um açude, o importante é saber que é preciso buscar informações sobre o local onde deseja realizar o projeto, pois há algumas leis de zoneamento que devem ser verificadas antes de qualquer modificação no local.

Os melhores lugares para construção de um açude são em terras com baixa altitude que estejam mais próximas a lagos ou riachos. É preciso procurar a ajuda de profissionais especializados, como um engenheiro agrimensor, por exemplo, para avaliação do projeto e futura autorização para execução do mesmo.

A água para encher o açude pode vir da chuva, ou caso esteja próximo ao córrego, pode desviar a água do mesmo para o abastecimento do açude.

Caso opte pela segunda opção, alguns cuidados devem ser tomados antes para evitar que haja erosão do solo, além de cuidar para que a água chegue ao açude sem lama ou outras sujeiras.

Os maiores açudes existentes no Brasil

É muito comum encontrarmos açudes onde há grandes períodos de estiagem. Só na região Nordeste, por exemplo, podemos encontrar uma média de 70 mil açudes.

Os maiores açudes no Brasil são:

a) Castanhão: Este açude fica localizado no Ceará e possui uma capacidade de mais ou menos 6,7 bilhões de metros cúbicos de água.

b) Orós: também do Ceará, ele pode comportar 2,1 bilhões de metros cúbicos de água.

c) Armando Ribeiro Gonçalves: Localiza-se no Rio Grande do Norte e sua capacidade é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.

d) Banabuiú: Fica no Ceará e sua capacidade é de 1,7 bilhões de metros cúbicos de água.

e) Coremas- Mãe d’água: este açude fica na Paraíba e comporta cerca de 1,4 bilhões de metros cúbicos de água.

f) Açude Araras: Construído no Ceará, comporta 891 milhões de metros cúbicos de água.

Os maiores açudes do Ceará, sozinhos, são capazes de gerar cerca 20,6 MW de energia, porém até agora toda essa potência ainda não foi bem explorada pelas autoridades, o que é um desperdício, dada a qualidade e capacidade que tais açudes possuem para suprir todo o país, caso necessário. 

O significado de Açude está na categoria Significados