Significado de Aculturação

O que é Aculturação

Aculturação é uma palavra proveniente do inglês, “acculturation”.  O termo é utilizado para se referir a um processo de mudança que acontece quando há o contato ou a união de um ou mais grupos de pessoas de culturas distintas, originando assim, uma nova cultura.

Essa mistura de saberes ocorre quando todos aceitam e se identificam com as diferentes culturas dos grupos que passam a se correlacionar de forma harmônica e automática.

Alguns estudiosos afirmam que esse processo pode fazer com que as pessoas percam suas identidades, contribuindo para que elas deixem suas tradições para viverem de acordo com o estilo de vida de outros países e de outras culturas. E que haverá um tempo em que as culturas ocidentais e orientais serão uma só, isto é, que com o avanço nos meios de comunicação, chegará um momento em que as diferenças culturais serão mínimas.

Aculturação indígena

A aculturação indígena aconteceu quando os portugueses vieram para o Brasil e os jesuítas passaram a ensinar aos índios a cultura europeia. Eles aprenderam a ler, escrever e a aceitar suas crenças, mas em contra partida, os portugueses conheceram coisas novas relacionadas à cultura dos índios, além de algumas matérias-primas como o Pau-Brasil e outros tesouros que aqui existiam.

Os índios que não aceitaram as mudanças impostas pelos jesuítas foram praticamente dizimados, restando a eles pouca coisa de sua cultura original.

Muitas vezes, a junção de uma ou mais cultura pode gerar um desmembramento total ou parcial de uma dessas culturas, foi isso que acabou acontecendo com a cultura indígena.

O que é assimilação cultural

A assimilação cultural ocorre quando um indivíduo ou um grupo de pessoas passa a incorporar as características ou costumes de outra classe social.

As mudanças podem ocorrer na forma de pensar e de agir dessas pessoas, isto é, elas deixam de ter seus próprios costumes e passam a aceitar a cultura dos outros.

O significado de Aculturação está na categoria Significados