Significado de Adjudicação

O que é Adjudicação

Adjudicação é um termo do Direito Jurídico e Civil que indica uma qualidade de processo onde o juiz transfere e concede posse e propriedade de bens móveis e imóveis, à alguém. Adjudicação é quando um bem é penhorado como forma de pagamento a um credor e é judicialmente transferido ao mesmo. O credor é imediatamente satisfeito em sua petição, pois, ao invés de meios indiretos de cobrança de uma dívida, a justiça recorre diretamente aos bens do devedor e transfere para o credor, desde que sejam satisfeitas algumas exigências deste processo e que o bem penhorado mantenha seu valor de avaliação e nunca abaixo deste.

Nos processos licitatórios, ocorre um tipo de adjudicação de âmbito administrativo, que é a permissão ou direito que a empresa vencedora da licitação recebe para fazer a obra ou prestar o serviço. A adjudicação, no âmbito imobiliário, é quando a transferência de propriedade é sob bens imóveis, uma propriedade do imóvel passa do dono (devedor) para o adquirente (credor).

Ajudicação compulsória

Ainda no tocante a bens imobiliários, existe a adjudicação compulsória, que nada mais é do que um acordo estabelecido entre o comprador e o vendedor de um imóvel. Este acordo prevê que, após ser feito o devido pagamento pelo imóvel em questão, a escritura deve ser imediatamente transferida para o novo proprietário.

Adjudicação de inventário

A adjudicação de inventário é aquela que decorre do falecimento, e os bens da pessoa falecida são judicialmente transferidos para um herdeiro. Quando se trata de mais de um herdeiro, o termo utilizado é partilha.

No novo Código de Processo Civil, a adjudicação compulsória sofreu algumas alterações em relação ao CPC antigo, uma vez que no código atual ela se torna uma opção mais acessível no processo do que no código anterior.

Compartilhe este significado: