Significado de Administração

O que é Administração

Administração é a ação de administrar ou gerenciar pessoas, empresas ou recursos financeiros, com objetivos definidos e tomando decisões práticas, visando cumprir as metas preestabelecidas pela empresa ou instituição da qual faz parte.

A administração é uma área das ciências humanas que tem como função um amontoado de princípios, normas e funções necessárias para o bom desempenho de uma empresa ou instituição. Essa gestão pode ser política e econômica de uma nação, estado, etc. Ela pode ser também particular ou organizacional.

A administração precisa ser traçada de forma onde haja um consentimento geral e democrático. Ela deve ser baseada em técnicas que possam prever os acontecimentos, coordenar as coisas, pessoas e sistemas de forma objetiva e eficiente.

O curso de administração pode ser realizado de duas formas: o curso técnico e o superior. O primeiro consiste em uma visão menos aprofundada dos assuntos e que preparam pessoas para gerenciarem estabelecimentos de pequeno e médio porte. Esse curso que tem duração de dois anos e é chamado de Processos Gerenciais. Ele capacita o gestor com técnicas e ferramentas de gestão em várias áreas e setores de uma empresa.

O curso superior em Administração tem a duração de quatro anos e consiste em desenvolver no estudante a capacidade para gerenciar e administrar empresas de médio e grande porte, assim como ampliar o campo de trabalho em várias áreas. O curso é dividido em fases, sendo a primeira dedicada às disciplinas de matemática, contabilidade, informática, sociologia e outras consideradas básicas para o curso.

O segundo momento consiste em estudar os conteúdos específicos e essenciais como: logística, marketing, recursos humanos e finanças. No final do curso os estudantes são avaliados onde eles devem fazer uma simulação de uma empresa de verdade e também devem fazer estágios em empresas para aprender na prática o que viram somente na teoria.

Há faculdades e universidades que têm áreas específicas para o curso, como de Ciências Imobiliárias, da Universidade Federal do Maranhão, Curso de Logística na Univali e o Curso de Gestão e Empreendedorismo, da Universidade Federal do Paraná.

Na área de gestão, a pessoa pode optar por fazer Administração de Empresas, Esportiva, Financeira, Hoteleira, de Recursos Humanos, Hospitalar, de Produção, Pública, Administração do Terceiro Setor, Rural, Auditoria, Comércio Exterior, Empreendedorismo, Controladoria, Gestão Ambiental, Gestão de Qualidade, Logística, Marketing, Peritagem e Sistema de Informações.

O curso de tecnólogo pode ter diversos outros nomes como, por exemplo:

Gestão de Bares e Restaurantes; Gestão de Equinocultura; Gestão de Negócios e Inovação; Gestão de Pequenas e Médias Empresas; Gestão de Processos Gerenciais; Gestão de Seguros; Gestão de Serviços; Gestão em Processos Gerenciais; Gestão Empresarial; Gestão Empreendedora; Gestão Empreendedora de Negócios; Processos Escolares e muitos outros.

A Administração Financeira tem um destaque muito importante dentro dessa gama de opções oferecidas pela função. Principalmente quanto à organização e coordenação de negócios financeiros de uma instituição, pois lidar com os bens, com capital de giro de uma empresa, analisar e fazer orçamentos, além de lidar com fluxo de caixa demandam competência e muita disciplina para exercer o cargo.

Outra área bastante visada ultimamente é a da Administração Pública, que tem por objetivo gerenciar e coordenar as instituições públicas, ou seja, o Estado. Porém para atuar nessa área é necessário que o gestor haja com muita honestidade, competência, responsabilidades técnicas e legais, pois ele deve trabalhar de forma onde sua entidade partidária seja neutra, o que é fundamental para um bom agente público.

A improbidade administrativa ocorre quando não há uma boa gestão, e o agente age de forma desonesta, desviando dinheiro dos cofres públicos para o seu próprio bem ou colocando em nome de outras pessoas, os chamados “laranjas”. Estas são pessoas que emprestam conscientemente seus dados ou em alguns casos a pessoa nem sabe que tem bens e riquezas em seu nome. Quando há comprovação da má administração, de riqueza ilícita, o agente deve devolver tudo que desviou. Ele perde o cargo e responde a inúmeros processos.

O significado de Administração está na categoria Significados