Significado de Adonai

O que é Adonai

Adonai é uma palavra de origem hebraica que tem como significado primordial dirigir-se a Deus; em tradução livre sendo considerada atualmente meu Senhor ou meus senhores. Essa palavra é comumente encontrada no velho testamento para referir-se à grande divindade cristã, O Senhor.

Em termos de etimologia, adonai seria o plural de adoni, ou seja; adonai significaria “meus senhores” enquanto adoni “meu senhor”. Existem várias correntes que dissertam sobre o assunto e debatem qual das duas versões seria a ideal, uma vez que se exige grande interpretação para captar o sentido de uso da palavra adonai. Acredita-se que o termo adonai (plural) é utilizado para referir-se a Deus devido à crença em sua grandeza, onisciência e onipresença, sendo ele o Senhor de todos os Senhores.

A palavra adonai também é considerada uma substituta definitiva do tetragrama YHWH, comumente utilizado para referir-se a Deus. Tal tetragrama refere-se a Deus como Yahewh (costumeiramente pronunciado como Jehovah - Jeová). Há também aqueles que pronunciam o tetragrama Yahewh como “Javé”.

Tais modos de pronuncia costumam variar conforme as diferenças culturais entre os estudiosos da bíblia. Existe uma corrente a qual diz que jamais será possível definir com exatidão qual é a pronúncia correta para tal palavra. Já adonai, que a substitui, é mais bem interpretada.

Essa substituição na qual inclui adonai como palavra oficial só é aplicada, porém, em rezas e orações públicas e nas leituras dos textos bíblicos pelo povo hebreu. Já em outras situações fora desse contexto, comumente o nome utilizado é HaShem, que significa “O Nome”, como forma de referir-se à Deus.

A palavra adonai também é usada em conjunto com outras, conferindo sentidos diferentes. Por exemplo, Shalom Adonai significa “a paz do Senhor”. Existem canções e outras práticas no cristianismo que costumam fazer uso da palavra adonai.
 

O significado de Adonai está na categoria Significados