Significado de ADSL

O que é ADSL

ADSL é uma sigla que refere-se ao nome da tecnologia que possibilita o uso de uma linha telefônica para a conexão e transmissão de dados via internet. A sigla refere-se ao nome original em inglês da tecnologia Assymetrical Digital Subscriber Line, que para o português pode ser traduzido como Linha Digital Assimétrica para Assinante.

A tecnologia ADSL existe desde 1989 mas só foi implementada com abrangência no Brasil durante os anos 2000, e somente a partir do início da atual década ela conquistou uma dimensão popular. Hoje essa é a tecnologia mais usada para o acesso a internet.

Antes da ADSL a tecnologia padrão para o acesso à internet eram as ligações dial up. Neste tipo de conexão as linhas telefônicas ficam ocupadas e a capacidade de dados transmitidos são bastante inferiores ao da tecnologia ADSL.

A conexão dial up, conhecidas como conexão discada, funcionava de forma análoga a uma chamada telefônica, era necessário que existisse instalado um software no computador que fazia uma ligação, a partir de um número telefônico até o servidor. A chamada tinha um som característico, que durante um tempo foi sinônimo de internet. Ao se conectar o telefone ficava ocupado e o custo da ligação era alto, fazendo com que muitos usuários só acessassem a internet depois das 00:00 horas e nos finais de semana a partir as 14:00 do sábado, quando o custo da conexão baixava drasticamente.

As conexões dial up, além disso, tinham uma capacidade de transmissão de dados de no máximo 56 Kbps, deixando a internet muito lenda, inviabilizando, por exemplo, assistir um vídeo qualquer no Youtube que levava horas para carregar.

Com a ADSL os usuários passaram a ter acesso a uma capacidade de transmissão de dados muito maior, possibilitando um acesso muito mais rápido a internet e a seus recursos e com preços mais acessíveis.

A tecnologia ADSL, tem ainda algumas variações e entre as mais conhecidas temos a ADSL 2+. As duas diferem quanto sua capacidade de recebimento de dados. Enquanto que na ADSL temos até 8 Megabytes por segundo na execução de um download, a versão ADSL 2+ pode chegar a até 24 Mbps.

 

O significado de ADSL está na categoria Significados