Significado de Advento

O que é Advento

Advento é uma palavra que aparece na língua portuguesa como forma derivada do latim adventum. Adventum é uma palavra latina composta pela preposição ad- e pelo verbo venire. O significado de advento, literalmente, é “o que há de vir”.

Em português, a palavra advento é utilizada com o significado de vinda ou de chegada e, por extensão, também pode significar criação ou fundação de algo, como “o advento dos smartphones”.

A palavra advento é muito utilizada na religião católica para descrever o período de quatro semanas que antecede o Natal. Esse período é utilizado para a preparação dos fieis para o momento do Natal, bastante importante para a fé católica.

Durante o período do advento, usa-se uma cor litúrgica específica, que é o roxo, que simboliza a reflexão, a preparação espiritual e a purificação do coração para receber Cristo.

Durante o período do advento, os católicos preparam-se para celebrar a chegada de Cristo, que nasce em Belém, para a Salvação da humanidade. Preparam-se também para a segunda vinda de Cristo, chamada de parusia, que é seu retorno no Dia do Juízo. Essa segunda vinda é a vinda prometida, no final dos tempos.

Em contraste com o outro período litúrgico que utiliza a cor roxa, que é a Quaresma, período de quarenta dias que antecede a Páscoa, o advento é um período de alegra, de preparação para a chegada de Cristo. O advento é o primeiro tempo do ano litúrgico Católico, sendo assim, o ano litúrgico não segue o calendário gregoriano, e sim o dos acontecimentos, tendo sido o nascimento de Jesus o começo de tudo.

De acordo com o relato bíblico, Maria recebeu uma visita do Anjo Gabriel, para dizer que, se ela aceitasse, seria a Mãe do Filho de Deus. Maria, com seu “sim”, abriu-se para que a vontade de Deus fosse feita e Jesus pudesse vir ao mundo.

Coroa do Advento

Um dos símbolos do advento é uma coroa. Bastante tradicional, confeccionada com ramos verdes, de abeto. Nessa coroa, há o espaço para a colocação de quatro velas, sendo uma para cada domingo.

Em geral, as velas entram de forma processional e são acesas. Todas elas são roxas, menos uma, que é rosa. Essa é a vela do domingo da alegria, também chamado de gaudete.

As coroas do advento possuem simbolismo em todos os seus elementos. Sua forma circular remete à eternidade, a algo cíclico, como o ao litúrgico. Sua cor verde remete à esperança pela vinda de Cristo, tanto pela primeira quanto pela segunda. Muitas coroas do advento possuem uma fita vermelha a sua volta. Essa fita é a representante do amor de Deus que envolve a humanidade e culmina com o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo.

 

 

O significado de Advento está na categoria Significados