Significado de Aeon

O que é Aeon

Aeon é uma palavra originária do grego αἰών (aión) e que quer dizer o que é para sempre, ou mesmo um período longo de tempo e até mesmo para designar a eternidade.

Da língua grega ela pode ser traduzida ao Português como “força vital”, “tempo de vida”, “eterno” ou mesmo “geração. Aeon também é conhecido como “éon”, “eão” e “eon”.

A palavra Aeon é bastante utilizada nos campos da astrologia, cosmologia e geologia para definir um período de um bilhão de anos, o que corresponde ao período de tempo geológico que compõe toda a história do planeta Terra.

Aeon no Gnosticismo

Aeons são entidades marcantes dentro do Gnosticismo. Dentro dessa doutrina, os aeons são entidades divinas, que normalmente estão em pares, ou Sizígias, e que existem em Pleroma, considerado “um espaço e luz”. Os nomes dos deuses estão relacionados a caracteristicas espirituais, tais como o Pistis (fé), a Sophia ou a Protenoia (previsão) a conceitos importantes par ao gnosticismo, como anthopos (homem) ou spirito.

Desenvolvido pelo teólogo Valentim, um dos mais importantes gnósticos do período primitivo do cristianismo, o conceito de Aeons foi apropriado por gnósticos heréticos para apontar diversos poderes espirituais que foram evoluídos a partir da emanação progressiva do Ser Eterno.

Um dos maiores entusiastas e defensores de tudo que giram em torno dos Aeons foi o ocultista britânico Aleister Crowley, que fundou a doutrina filosófica Thelema, cuja lei é “Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei”.

Conforme a Thelema, os Aeons seriam na verdade Eras, períodos específicos que deveriam ser passadas por toda a humanidade. Cada Era, ou Aeons, seria representado por uma das divindades.

Esta interpretação dos Aeons entende que a primeira deusa foi Nuit ou Ísis, que representa o poder da maternidade. Osíris seria o segundo Aeon e seu período foi marcado pelo início do patriarcado da humanidade. O terceiro Aeon, por sua vez, é o deus Hórus e se iniciaria a partir da criação da Thelema, no início do século passado.

Cada Era/Aeon passaria então por três fases: a gênese, o apogeu e a decadência.

O aeon genesis é marcado pelo seu princípio. Já o aeon apogeu ocorre quando o Aeon entra no ápice da maturidade. Por fim, o aeon decadência ocorre quando o Aeon passa a influenciar pouco ou quase nada seus seguidores.

Aeon Flux, o filme

Aeon Flux é um filme de ficção científica, que foi lançado em 2005. Dirigido por Karyn Kusama, o roteiro é baseado no desenho animado homônimo produzido pela MTV e que foi ao ar entre 1991 e 1995.

A história se passa em 2415, quando a raça humana foi praticamente dizimada por um vírus. Apenas alguns sobreviventes resistiram e vivem em uma cidade chamada Bregna e que é cercada por muros. Um grupo de rebeldes passa a questionar as lideranças cientistas da cidade e convoca Aeon Flux, sua melhor agente, para matar o chefe do movimento. No entanto, ela acaba descobrindo segredos daquela realidade e fica em dúvida de qual lado ficar.

Outros termos para Aeon

Aeon é utilizada para definir outros termos. Caso do Aeon Audio, um grupo criado pelo DJ e produtor berlinense Alex Niggemann, que busca resgatar o som eletrônico de vanguarda por meio de uma plataforma de lançamento desse estilo de música.

Já a palavra aeonium é usada para indicar um gênero botânico que pertence à família Crassulaceace. São mais de 40 espécies de plantas consideradas suculentas e que existem, majoritariamente, nas Ilhas Canárias, na Espanha, mas podem ser encontradas também na Ilha da Madeira, no Marrocos e na região da África Oriental (Etiópia).

O significado de Aeon está na categoria Significados