Significado de Aeróbica

O que é Aeróbica

Aeróbica é uma palavra proveniente do grego, sendo uma junção de “aero” (ar) e “bios” (vida). Sua primeira utilização no vernáculo ocorreu em 1875, sendo aplicada por Louis Pasteur, indicando organismos vivos que só vivem na presença de oxigênio.

O que é aeróbica?

Atualmente, a palavra aeróbica, ou aeróbico, é aplicada a qualquer atividade física que proporcione maior oxigenação das células musculares, trazendo elevado consumo calórico para quem pratica exercícios aeróbicos, que são os mais recomendados para quem precisa perder peso.

A atividade aeróbica é enquadrada na categoria de exercícios físicos que exigem maior movimento do corpo, provocando a oxigenação das células e liberando dopamina, o hormônio que gera o bem estar físico.

Seu uso foi aplicado para atividades físicas em 1968, provindo de “aerobics”, usado pelos atletas ingleses e americanos e ganhou maior notoriedade na década de 1980 através do instrutor de educação física Kenneth H. Cooper, que criou um novo conceito de atividade física, divulgado no mundo todo como “prática de Cooper”. Esses exercícios exigiam uma série de atividades durante as corridas em que se praticava a concentração na respiração para promover maior oxigenação do organismo.

Nos exercícios da atividade aeróbica são exigidos movimento da maior parte dos grupos musculares, que são trabalhados em conjunto com uma respiração correta, promovendo a boa saúde e a perda de peso.

Na prática de atividades físicas existem os exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Enquanto os aeróbicos são praticados para a oxigenação e liberação dos radicais livres, os exercícios anaeróbicos são relacionados com a capacidade de produção de força e energia, possuindo menor duração e maior intensidade. Nos exercícios anaeróbicos, o principal objetivo é o aumento da massa muscular, provocando hipertrofia e desenvolvimento de flexibilidade, além da correção da postura física.

Exercícios aeróbicos

Entre os exercícios aeróbicos, os mais conhecidos e praticados são a corrida, a caminhada, o remo, o ciclismo, a natação, e a dança em diversas modalidades (como a zumba, muito apreciada ultimamente). Outras atividades, como o spinning e a patinação também podem ser considerados exercícios aeróbicos.

A principal característica dos exercícios aeróbicos é a intensidade constante do movimento do corpo, trazendo benefícios como redução da gordura corporal, aumento da capacidade cardiovascular e do sistema respiratório. Os exercícios aeróbicos podem ser praticados com apoio de equipamentos ou usando o próprio movimento corporal.

O significado de Aeróbica está na categoria Significados