Significado de Aerodinâmica

O que é Aerodinâmica

Aerodinâmica é um campo da Física que estuda a força do ar sobre um corpo sólido em movimento.

Quando automóveis, aviões, barcos ou outros objetos são projetados, os engenheiros e os cientistas precisaram conhecer bem os princípios da aerodinâmica para construírem modelos que sejam resistentes à ação do ar e que continuem mantendo o seu bom funcionamento.

A aerodinâmica também opera em várias outras situações. Na arquitetura, por exemplo, é essencial conhecer os seus princípios para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos seguros.

Na construção de pontes, prédios, dentre outros, é preciso levar em consideração os aspectos aerodinâmicos, ou seja, a força que o ar exercerá sobre essas construções.

A aerodinâmica nos carros só começou a ser estudada no ano de 1950, principalmente, por causa dos carros de corrida, pois procurava-se por uma solução para que esses pudessem atingir grandes velocidades sem perder a sua estabilidade.

A partir de então, os novos carros começaram a ser projetados com a parte dianteira bem parecida com a dos carros de Fórmula 1, além do acréscimo de aerofólios para diminuir a turbulência que o ar provoca.  

Há dois tipos de forças que operam na aerodinâmica.

São elas:

  • Força de arrasto: essa é a força de resistência produzida quando um objeto está se movimentando na água ou no ar. Tal força aumenta de maneira proporcional à velocidade ou forma desse objeto.

Consequentemente, quanto maior for a resistência do objeto em relação ao ar, maior será o seu potencial aerodinâmico.

  • Força de sustentação: é definida como a força que se contrapõe ao peso do objeto que está se movimenta no ar ou na água. Esse tipo de força é que possibilita que esse objeto se eleve e se mantenha estabilizado.

No caso dos aviões, são os movimentos das asas que contribuem para que haja sua sustentação. Elas são as responsáveis por manter o ângulo correto da aeronave no ar.

Outra parte importante para a sustentação das aeronaves são os aerofólios que ficam em sua cauda, pois, dessa forma, as asas não ficam sobrecarregadas, garantindo assim, maior estabilidade para o avião. 

O significado de Aerodinâmica está na categoria Significados