Significado de Aerossol

O que é Aerossol

Aerossol é o nome dado a partículas pequenas de um sólido ou líquido que estão suspensos no ar na forma de um gás.

Este termo é formado pela junção de dois radicais, sendo aero palavra derivada de “ar” e sol, que provém de “solução”.

Muitos ainda têm dúvida quanto à grafia correta dessa palavra: Aerosol ou aerossol? O correto é aerossol!

A grande maioria das pessoas pronuncia essa palavra de forma errada, isto é, em vez de dizerem “aerossol”, elas pronunciam “aerozol”, ou seja, usam o som de Z em vez de S.

O aerossol pode ser sólido ou líquido. Nuvens, neblinas ou mesmo os desodorantes são considerados aerossóis líquidos. Já fumaça, fuligens e poeira, que carregam pequenas partículas em seu interior, são exemplos de aerossóis sólidos.  

O aerossol é a junção de dois tipos diferentes de substâncias guardados em um mesmo recipiente. Um é o produto específico, que pode ser, por exemplo, uma tinta, um desodorante, inseticida, dentre outros. A outra substância é chamada de propelente, que faz com que o produto em si seja liberado para fora do recipiente.

Esse propelente costuma ser sempre um gás líquido. Enquanto os dois estão condicionados dentro do frasco nada acontece, porém, no momento em que a válvula de escape é acionada, ocorre em seu interior uma grande reação, fazendo com que ele vire realmente um gás.

Como o gás escapa com uma força fenomenal, ele acaba carregando consigo o produto principal da embalagem, ou seja, a tinta, o inseticida, etc.

Antigamente, era usado o CFCs, Clorofluorcarbonos, que eram extremamente perigosos para o meio ambiente e acabavam prejudicando a camada de ozônio. Hoje, o mercado está utilizando o GLP, um Gás liquefeito do Petróleo, que faz com que a reação nos recipientes ocorra sem prejudicar o meio ambiente. 

Aerossolterapia

A aerossolterapia é um processo mais conhecido como nebulização, processo esse que consiste na aplicação de partículas de água nas vias respiratórias. Esse método pode conter ou não algum tipo de medicação. Quando é usado algum medicamento, ele consegue agir mais rapidamente no organismo da pessoa, isso sem que haja a necessidade de superdosagem do mesmo.

Esse tratamento pode ser realizado por um curto período de tempo ou pode se prolongar, tudo vai depender do grau do problema da pessoa. Ele pode ser indicado em casos de renite, bronquite ou qualquer outro tipo de doença respiratória.

Veja alguns medicamentos que podem ser utilizados na aerossolterapia:

  • anti-inflamatórios;
  • antibióticos;
  • broncodilatadores;
  • mucolíticos.

O aerossol dosimetrado é um dispositivo utilizado para dosar corretamente a quantidade de medicamento para cada pessoa. Ele é bastante utilizado nos casos de asma, por exemplo.

Aerossol Atmosférico

Aerossol atmosférico é o encontro de partículas sólidas e líquidas que se encontram na atmosfera. Neste encontro, mudanças climáticas podem ocorrer de formas diretas ou indiretas como, por exemplo, baixa da temperatura e mudanças no ciclo hidrológico.

Os aerossóis atmosféricos como a neblina, fumaça, poeira, dentre outros mais, podem influenciar a radiação solar que chega à superfície da terra, prejudicando assim, a saúde dos seres humanos.

O significado de Aerossol está na categoria Significados