Significado de Aferição

O que é Aferição

Aferição é um substantivo feminino que dá nome ao ato de aferir, avaliar, verificar ou fazer uma marca indicativa do que foi aferido.

A palavra aferição está muito ligada a processos que exigem controle ou algum tipo de avaliação ou medição para verificar se está dentro dos padrões de normalidade.

Na área da saúde, temos o exemplo da aferição da pressão arterial, onde é verificado se a pressão do paciente está dentro dos padrões estabelecidos como normais para a saúde do corpo humano.

A aferição é regularmente aplicada em equipamentos para que se verifique se eles estão de acordo com as normas vigentes do país. Alguns exemplos de equipamentos que passam por esses testes são: bombas de combustíveis, balanças, taxímetros e tacógrafos.

No Brasil, temos o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), um órgão que visa verificar, fiscalizar e certificar produtos e serviços utilizados pelos consumidores do país, afim de confirmar se estão dentro dos padrões oficiais de metrologia e qualidade industrial.

No sentido figurado, a palavra aferição aparece com o significado de comparação ou confrontação dos resultados e é muito usada com relação às habilidades que um indivíduo tem, onde o resultado é obtido por meio de testes.

Muitas pessoas confundem a grafia de aferição com auferição, mas essa é uma palavra que não existe. Já o termo “auferir” significa obter, lucrar e colher.

Aferição de tacógrafo

O tacógrafo é um instrumento utilizado para registrar a velocidade de um veículo e o tempo em que ele permaneceu em movimento e repouso durante um espaço de tempo.

A aferição no tacógrafo visa conferir se esse instrumento está funcionando e se está registrando as informações com exatidão.

Compartilhe este significado: