Significado de Afetividade

O que é Afetividade

Afetividade é a demonstração de um sentimento de querer bem, de ter carinho ou cuidado com outro alguém. Ela também pode ser considerada responsável por criar laços entre as pessoas mesmo quando não há interesses sexuais envolvidos. Está relacionada a uma amizade mais querida.

A palavra afetividade se deriva dos termos afeto e afetivo. A psicologia se refere a esses fenômenos como qualquer sentimento de paixões, emoções, preocupações, carinho, entre outros.

A afetividade está diretamente ligada à formação do caráter de um determinado indivíduo. Os sentimentos afetivos exercem um importantíssimo papel durante toda a vida, mas principalmente quando criança, fase em que se concentra todo processo de aprendizagem das pessoas.

Quando se fala em afetividade, afeto ou demonstrações de sentimentos, lembra-se imediatamente do ser humano. A ausência ou pouco afeto durante a vida de um indivíduo pode trazer inúmeros transtornos, como por exemplo fazer com que o adulto seja mais propenso a desenvolver medos, depressão e ansiedade.

De forma geral, a construção de laços afetivos é extremamente importante para a vida da pessoa. Crescer sem isso pode transformar o indivíduo em um ser possuidor de lembranças e recordações ruins, numa pessoa apática e exclusa de uma vida social saudável.

Também acaba por interferir nas emoções, pois alguém que cresce sem afeto pode não conseguir gerar sentimentos positivos pelos demais.

Afetividade na educação:

Oferecer uma educação afetiva deve ser o primeiro foco dos professores, por se tratar de um elemento que auxilia a formação do caráter e condiciona ações comportamentais das crianças. 

Muitos sabem que a escola deve ser a continuação do lar e vice-versa, pois somente dessa forma o desenvolvimento de laços afetivos se dará em sua totalidade.

Para muitos, o afeto diz respeito às expressões de sentimentos que as crianças logo experimentam no início da vida, e fazem com que esse conjunto de sentimentos exerça um papel crucial em suas ações, em casa e na escola, como exemplo: Uma criança que possui afeto por seus amigos, tem mais vontade de ir à escola, ou uma criança que possui afeto por seu professor tem mais vontade de aprender, uma criança tratada com afeto em casa e na escola sente vontade de retribuição.

Afetividade segundo Piaget:

Segundo Piaget, a afetividade não se abrange somente a sentimentos e emoções, ela alcança vontades e desejos, interferindo no comportamento. Portanto, ela está diretamente ligada a ações de rebeldia, de obediência e também aos sentimentos de amor e medo. A falta de afeto reflete diretamente em desequilíbrio emocional e carência.

Afetividade segundo Vygotsky

Para o professor e psicólogo Vygotsky, a emoção é a reflexão de estímulos que são atendidos no meio sociocultural em que o indivíduo está inserido.

As emoções têm influência direta no comportamento de alguém. Ou seja, uma criança inserida num meio em que recebe inúmeras demonstrações de bons sentimentos, cresce como um adulto mais afetivo, mas isso também pode ser o contrário; uma pessoa que cresceu num ambiente de pouco afeto, logicamente será um adulto pouco afetivo.

O significado de Afetividade está na categoria Significados