Significado de Ágata

O que é Ágata

Ágata é um substantivo feminino e também um substantivo feminino próprio (ou seja, um nome próprio muito utilizado no Brasil). Seu nome vem do termo Agathe, em grego com derivação de agathós, que significa “bom”.

O que é Ágata:

O significado de Ágata é uma pedra semipreciosa, considerada uma variedade de calcedônia – tipo de quartzo translúcido. O quartzo, ao ser fendido, mostra anéis concêntricos de cores diversas. Uma de suas principais características é a variação de cores, dispostas paralelamente, como se fossem faixas.

A ágata possui uma superfície áspera. Muitas ágatas possuem interior oco, pois não receberam os minerais para realizar o preenchimento a tempo.

É interessante saber que a ágata tem um peso relativamente acima do dobro equivalente de água e é pouco densa.

Acredita-se, através de historiadores, que o surgimento desta pedra deu-se em Sicília, na Itália – por meio dos registros feitos pelo filósofo grego Teofrasto, que viveu entre 372 a.C. até 287 a.C., encontrados em seus tratados onde menciona o nome desta pedra por ter sido encontrado no rio Achates, conhecido hoje como Drillo.

Por isso, ágata é uma pedra que aparece em objetos ornamentais e outras joias, graças a sua notável beleza.

Além disso, a ágata, por ter grande qualidade e resistência, acaba sendo utilizada em confecções de utensílios para laboratórios médicos.

Santa Ágata

Santa Ágata, também conhecida Águeda de Catania em espanhol ou, em inglês, Agatha of Sicily. Foi uma jovem virgem cristã e filha de comerciantes, nascida na cidade de Catânia – que se localiza na região da Sicília, na Itália.

É também padroeira dessa cidade onde também acabou falecendo. O dia da padroeira Santa Ágata é dia 5 de fevereiro, com festas elaboradas para homenageá-la em certas cidades da Itália e da Espanha. É a protetora das enfermidades dos mártires e dos seios.

Santa Ágata foi perseguida por anticristãos, onde arrancaram seus seios, bem como torturada. Ela morreu no ano de 251, na prisão durante um terremoto.

Diz a lenda que após um ano pós-morte, Santa Ágata foi a responsável por impedir que as lavas do vulcão Etna chegassem a Catânia. Dessa forma, os pedidos de proteção contra erupções vulcânicas e terremotos são feitos para ela.

O significado de Ágata está na categoria Significados