Significado de Agilizar

O que é Agilizar

Agilizar é um verbo transitivo direto e pronominal que advém de ágil, o que significa tornar uma tarefa mais rápida, dinâmica, eficiente. Seu significado está diretamente atrelado à agilidade e ao indivíduo ou processo ágil, ou seja, que é feito de maneira mais rápida do que o convencional.

Dois dos fatores que são importantes para tornar algo ou alguém ágil são: a velocidade com a qual uma tarefa ou projeto são realizados e o seu tempo de execução. Agilizar também pode ser compreendido facilmente como o processo de tornar algo mais veloz, fluído e eficiente.

Uma pessoa capaz de agilizar determinada atividade é considerada alguém ágil, sendo que essa habilidade exige dinamismo e polivalência. Pessoas ágeis são comumente requisitadas para o mercado de trabalho e funções de liderança, uma vez que essa é uma característica importante dentro das organizações.

Agilizar ou Agilisar?

A forma correta de escrever é agilizar. A palavra agilisar é considerada errada na língua portuguesa.

Agilitar ou Agilizar?

Inicialmente a forma considerada como correta era agilitar, assim como é possível verificar em palavras como facilitar, debilitar, entre outras. Entretanto, com o surgimento da palavra agilizar; agilitar começou a cair em completo desuso, tanto que hoje em dia ela não consta no dicionário da Academia de Ciências de Lisboa. Isso significa basicamente que atualmente a palavra agilizar é a maneira correta e usual, uma vez que agilitar caiu em desuso e foi praticamente esquecida pelos falantes da língua portuguesa.

Agilizar é uma ação que pode ser associada à expressão “desembaraçar algo”, ou seja, descomplicar determinada coisa e torna-la mais fácil e rápida de ser compreendida ou realizada.

Exemplos do uso do verbo agilizar:

Precisamos agilizar esse processo, antes que os clientes comecem a cobrar!
Ele não foi capaz de agilizar a sua saída, então tivemos que esperar mais um pouco.

O significado de Agilizar está na categoria Significados