Significado de Agindo

O que é Agindo

Agindo é o gerúndio do verbo agir, que por sua vez significa tomar providência ou atitude, atuar, fazer acontecer ou realizar algo.

Etimologicamente, o verbo agir tem sua origem no latim “agere” que significa colocar algo em movimento ou impelir. Ele é um verbo regular, intransitivo ou transitivo indireto.

Vejamos alguns contextos cujo termo pode ser encontrado:

Agindo de forma correta

Agir de forma correta, segundo preceitos morais, é agir de maneira que não se prejudique o próximo, ou seja, as atitudes de um indivíduo não devem trazer nenhum dano a outro. É não ter atitudes apenas em benefício próprio ou ter condutas que venham trazer peso na consciência mais tarde.

Não há uma regra para sabermos se estamos agindo de forma correta ou não. O que, muitas vezes, utilizamos em determinadas situações, antes de agir, é o que chamamos de intuição.

É a intuição que nos permite perceber se estamos agindo corretamente e de acordo com as convenções morais e éticas do senso comum.

Agindo com a razão

Dizem que nunca devemos nos deixar levar apenas pelo coração na hora de agir. Tomar uma atitude apenas com a emoção pode trazer alguns dissabores mais tarde, pois quando a razão cair em si veremos que tomamos certas atitudes impensadas levados pelo calor do momento.

Por isso, a atitude mais sensata, em determinados momentos, é agir com a razão e não deixar que as emoções tomem conta da situação.

Agindo pelas costas

Essa expressão é usada para se referir a alguém que reclama ou fala mal de outra pessoa, sem que esta, muitas vezes, saiba que está sendo alvo de fofocas, intrigas ou invejas.

É muito comum vermos, principalmente nos ambientes de trabalho, um colega agindo pelas costas do outro com intuito de prejudicá-lo. Segundo psicólogos, essa prática pode vir da insegurança e do descrédito em si mesmo, sendo usada como um mecanismo de defesa ou simplesmente representa a vulnerabilidade daquele que fala pelas costas do outro.   

Agindo naturalmente

Agir naturalmente é agir da forma que você realmente é, sem mentiras, trapaças ou falsidade. É ser natural, ou seja, ser espontâneo diante das situações.

Exemplo:

“Mesmo depois de saber que aquele homem era um ex-presidiário, ela continuou agindo naturalmente, como se nada tivesse acontecido.”

Observe outras expressões com o verbo agir no gerúndio:

“Agindo Deus, quem impedirá?”

“Agindo mal, o homem nunca atrairá o bem para si mesmo.”

Sinônimos para o verbo agir:

  • Atuar
  • Realizar
  • Proceder
  • Realizar
  • Fazer

O significado de Agindo está na categoria Significados