Significado de Agricultura Orgânica

O que é Agricultura Orgânica

Agricultura orgânica ou agricultura biológica tem como significado um sistema de produção que tem como prioridade manter a saúde do meio ambiente, dos ciclos e das atividades biológicas do solo e biodiversidade.

A agricultura orgânica tem como um dos significados: agricultura que é feita sem a utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou pesticidas em geral, o que significa que não tem reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para o mesmo efeito.

Em geral, a agricultura orgânica significa que, além de ser uma produção mais saudável, pois não ingerimos qualquer químico e os alimentos são naturais, também preservamos a natureza, não alterando a qualidade dos solos e dos alimentos.

O que é agricultura orgânica:

Na agricultura orgânica utilizamos apenas o esterco animal, adubação verde, a combustagem, a rotação de culturas e o controle biológico de pragas e doenças, com o objetivo de conseguirmos o desenvolvimento sustentável.

A ideia de alimentos orgânicos não se destina apenas à agricultura orgânica, mas à alimentação em geral, assim como a pecuária. Os animais devem ser mantidos sem remédios alopáticos ou hormônios, bem como o processamento dos alimentos orgânicos, que devem ser produzidos sem químicos artificiais, corantes e aromatizantes artificiais.

O sistema orgânico abomina totalmente tudo que provenha da indústria química.

Para além da agricultura ou alimentação orgânica, a cultura dos produtos orgânicos estende-se também às fibras orgânicas do algodão (produção de roupa orgânica).

O que é orgânica e o que é biológico?

É tudo aquilo que não inclui qualquer tipo de tóxico em sua composição, sendo proveniente da terra, e do que dela nos dá.

Podemos verificar também que nos Estados Unidos, Japão, Austrália e Brasil, existe um programa restrito para regular e desenvolver a agricultura orgânica em geral. No Brasil, a legislação para a agricultura orgânica foi assinada em 23/12/2003 e aprovada em dezembro de 2007, na lei 10.831.

Após analisarem que a agricultura orgânica se dedica ao mantimento da produção de alimentos com qualidade e solos saudáveis, podemos associar também a agroecologia, que se dedica ao estudo da agricultura ecológica.

Tem como fundamento o estudo dos ecossistemas agrícolas, analisando os processos agrícolas amplamente, de forma a abranger desde a produção ao ecossistema total.

Concluímos então que a agricultura orgânica e biológica significa essencialmente o mesmo, tendo sempre como prioridade manter a naturalidade na sua produção (seja agrícola, pecuária ou industrial), como manter os solos e alimentos livres de adubos químicos, remédios hormonais, corantes, conservantes e aromatizantes.

 

O significado de Agricultura Orgânica está na categoria Significados