Significado de AIDS

O que é AIDS

AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico de uma pessoa em sua fase final. AIDS é uma sigla da palavra inglesa (Acquired Immunodeficiency Syndrome), ou seja, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Ela é causada pelo HIV ou Vírus da Imunodeficiência humana.

Vírus HIV

O vírus do HIV é o que causa a AIDS, ele ataca o sistema imunológico que são os responsáveis em defender o organismo do ser humano de diversas doenças. As células que são mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Essas células são duplicadas e depois se multiplicam até que não conseguem mais e acabam se rompendo e logo procuram novas células para continuarem o ataque e consequentemente a infecção.

Esse vírus também faz parte da classe dos retrovírus (vírus que possui RNA, capaz de copiar o RNA em DNA, devido a uma enzima transcriptase inversa) e justamente devido a isso, é que surgiram na década de 1980, os antirretrovirais, que impedem a multiplicação do vírus, enfraquecendo o sistema imunológico e controlando a doença.

O HIV e a AIDS são coisas diferentes e não podem ser confundidas. Muitas pessoas podem ser portadoras do vírus e nunca virem a manifestar a doença. Mas, mesmo não manifestando, elas podem transmiti-la a outras, através de relações sexuais, transfusão de sangue, amamentação, seringas contaminadas e através do parto.

Os sintomas da AIDS

Os sintomas podem demorar de 3 a 6 semanas para se manifestarem após a contaminação pelo vírus HIV. Normalmente são acompanhados de mal estar, febre, dor na garganta e também uma tosse seca, chamada de infecção aguda.

A segunda fase, chamada de assintomática, pode demorar anos para se manifestar; o organismo pode não estar tão fraco para que surjam novas doenças, mas com o passar do tempo sofre frequentes ataques e após um período o organismo fica mais fraco. Começam a surgir certas doenças chamadas de oportunistas, como câncer, pneumonia, tuberculose e muitas outras que podem ser fatais. Nessa fase os sintomas podem ser de febre, diarreia, sudorese noturna e emagrecimento. 

A cura para a AIDS

Ainda não há uma cura para a AIDS. O tratamento da doença deve ser acompanhado para que o soropositivo tenha uma vida de qualidade e possa fortalecer o seu sistema imunológico e combater o vírus.

O governo brasileiro disponibiliza gratuitamente para quem tem a doença o chamado coquetel, uma mistura de vários remédios, como o Efavirenz, Lamivudina e o Viread. Oferece também todos os exames necessários para verificar e controlar a enfermidade.

AIDS FELINA

Apesar de ser parecida com a AIDS, a FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) atinge apenas aos felinos, a família “Felidae” (onças, gatos domésticos, leão e etc.). Não há riscos de contaminação aos seres humanos. Também não há cura e seu tratamento visa prolongar a vida dos felinos ao máximo.

O significado de AIDS está na categoria Significados