Significado de Aishiteru

O que é Aishiteru

Aishiteru é um termo japonês, o qual é entendido, em tradução ao português, como “eu te amo”. O significado de Aishiteru é amar e podem ser encontradas, a partir dela, outras expressões como, por exemplo, Kitto kawarazu aishiteru (Meu amor com certeza não vai mudar) e Shoujiki ni aishimasu (Eu te amo cada vez mais).

Curiosamente, “ai suru” que, em português, significa “eu gosto de você” acabou se transformando em aishiteru. Dessa forma, quando se deseja declarar amor a alguém através da frase “eu te amo” pode-se utilizar a expressão “suki da yo”, cujo significado é “eu gosto de você”.

Por outro lado, os termos aishiteru e “Kimi wo” possuem o mesmo significado de paixão e amor. Mas, o termo não se restringe a casais de namorados, ao contrário, é muito utilizado para expressar o afeto e carinho até com amigos.

Tada, kimi wo aishiteru (filme)

Este termo foi empregado como o título de um filme, o qual foi produzido no Japão, em 2006, e que conta a história de amizade entre dois amigos: o fotógrafo Makoto e sua melhor amiga Shizuru. Ele resolve no Natal viajar para Nova York em busca dela. Shizuru passa a gostar dele, mas Makoto acaba se interessando por Miyuki que é sua colega de universidade.

Mesmo chateada por não ser correspondida, Shizuru decide se aproximar e ser amiga de Miyuki. Em determinado momento, Makoto pergunta a Shizuru o que ela gostaria de ganhar de presente de aniversário, ela respondeu que tirassem uma foto se beijando na floresta aonde sempre iam (por isso que o título em inglês do filme é Heavenly Forest ou Floresta Celestial).

Eles fizeram a foto e depois Shizuru desaparece da vida do amigo que a procura sem conseguir e quando menos se imagina, ele percebe que está apaixonado por ela.

Por fim, o termo começou a ser conhecido e falado tanto nos Estados Unidos como no Brasil, após o surgimento desse filme, cujo enredo envolve romance, drama e humor entre dois belos jovens apaixonados.

O significado de Aishiteru está na categoria Significados