Significado de Alemoa

O que é Alemoa

Alemoa é uma espécie de gíria muito utilizada no Brasil, mais amplamente conhecida nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para designar pessoas do sexo feminino que possuem um fenótipo similar ao do povo alemão. Cabelos loiros e pele branca são as características mais marcantes, mas existem outros elementos fenotípicos que caracterizam a popular alemoa. Há, nessas regiões do Brasil, uma forte influência germânica, devido às imigrações que ocorreram no final dos anos 1800 e início do século passado. Em outras regiões do país, o termo também é utilizado, mas com menos frequência, já que há menor quantidade de pessoas com o referido fenótipo.

Na verdade, para referir-se formalmente ao feminino de alemão, o correto é alemã. Alemoa é um termo popular brasileiro muito difundido pelo país. Os termos alemoa ou alemã dependem do contexto em que são utilizados. Algumas pessoas pensam que só existe a primeira denominação, alemoa.

Esta designação, no entanto, é famosa e chegou a dar nome a um distrito da cidade de Siqueira Campos, no Paraná, distrito este que é próximo à cidade de Carlópolis, no mesmo estado.

Além deste local, Alemoa é um bairro de Santos – SP, localidade que, nos anos 1860, era pertencente a uma senhora alemã de nome Maria Margarida Kunem, cujos vizinhos a chamavam de alemoa. A área era um grande manguezal, e a alemoa era proprietária de um sítio naquele lugar. Este bairro fica na região noroeste da cidade, ali existe um grande complexo industrial que apareceu no cenário internacional em 2015 devido a um grande incêndio que ocorreu nos tanques de combustível de uma empresa.

Alguns usos da palavra alemoa podem ser:

- Sabe aquela alemoa grandona que mora perto da prefeitura?

- A esposa do senhor Fritz é muito simpática, uma alemoa diferente daquelas que a gente tem por aqui.

O significado de Alemoa está na categoria Significados