Significado de Álibi

O que é Álibi

Álibi é um termo jurídico muito usado para ajudar a inocentar alguém em uma determinada situação em que a mesma se declare inocente.

Tal ferramenta pode ser utilizada como uma espécie de instrumento jurídico, cujo objetivo é fornecer alguma testemunha que seja capaz de oferecer tal justificativa, a ponto que esta seja capaz de inocentar o réu.

Porém, um álibi não precisa ser necessariamente uma pessoa. Existem os mais variados tipos de álibis, sendo que, entre eles, podemos citar a utilização de testemunhas auditivas, oculares, áudios, gravações em vídeo, registros fotográficos ou até mesmo um documento.

Qualquer uma dessas provas serão anexadas ao processo e poderão ser utilizadas a favor do indivíduo que está sendo julgado, desde que possam provar de fato a sua inocência diante do crime ocorrido.

Sendo assim, podemos dizer que o significado de álibi é a apresentação de uma determinada prova, pela comissão de defesa do réu, de forma que esta possa ser usada para comprovar de fato que tal infração da lei não tenha sido cometida pelo mesmo.

Como já foi dito, esse instrumento jurídico é legal e pode ser assegurado pelo artigo 156 da lei nº 3.689 do Código de Processo Penal, estabelecida em 3 de outubro de 1941.

Outras considerações

Dentro deste contexto muitas pessoas, inocentes ou não, quando se vêem dentro de uma situação de julgamento de um crime saem à procura de um álibi perfeito que possa comprovar a inocência de alguém.

No entanto, para isto, a prova apresentada deve ser de tamanha clareza, de forma que seja impossível contestar a sua veracidade ou autenticidade. Caso haja a comprovação, o réu será inocentado da declaração e do processo injusto ao qual foi submetido.

É muito importante lembrar que, caso o álibi apresentado não seja verdadeiro e isto seja comprovado, a justiça prevê que os envolvidos na falsificação de tal prova sejam devidamente julgados e condenados pela lei.

Além disto, a palavra álibi pode ser utilizada em outros contextos ou com outros significados além da sua utilização dentro do meio jurídico. Por exemplo, na psicologia, esta palavra pode ser usada para designar um paciente que esteja necessitando receber um pouco de atenção e reconhecimento por parte das pessoas que estão a sua volta.

Neste caso então, podemos afirmar que álibi estaria sendo usado para designar um tipo de alteração de ordem psicológica em um determinado indivíduo.

O significado de Álibi está na categoria Significados