Significado de Almoxarifado

O que é Almoxarifado

Almoxarifado é um substantivo masculino com origem na palavra árabe al-muxarif, que significa “nobre, inspetor ou tesoureiro”.

Dessa origem, o almoxarife era uma pessoa responsável pela administração de propriedades da casa real, bem como poderia ser o tesoureiro da casa real. A palavra também era usada para indicar um cobrador de impostos.

Ainda, pelo termo de origem, era possível definir almoxarifado como uma área de jurisdição do almoxarife.

O que é Almoxarifado:

O significado de Almoxarifado designa uma área, bem como uma sala ou prédio que tem função de armazenar diversos objetos.

O termo está associado com a área de logística, já que indica um armazém destinado a guardar diversos tipos de materiais – tais como equipamentos de construção, por exemplo.

É importante que uma empresa, ao montar um almoxarifado, tenha em mente a necessidade de organizar o local, dividi-lo corretamente e construir acessos, de modo que sua logística não seja afetada e continue produtiva e eficaz.

Por isso é fundamental um bom planejamento de armazenamento – se for fraco, a distribuição de uma organização será afetada gravemente.

“Warehouse” é o termo em inglês para almoxarifado.

Almoxarifado hospitalar

Um almoxarifado hospitalar é um tipo de almoxarifado que tem um espaço útil para guardar objetos/utensílios relevantes, tais como medicamentos, que um hospital necessita.

Dentro desse contexto, há dois tipos de almoxarifes:

  • Almoxarifes públicos: organizações públicas têm o acervo alocado nesse tipo,
  • Almoxarifes privados: empresas privadas investem nessa categoria.

Cursos de almoxarifado

Os cursos de almoxarifado procuram capacitar profissionais capazes de lidar com técnicas de organização e gestão de materiais.

Os estudantes de almoxarifado recebem orientações sobre as atividades associadas ao recebimento, programação e armazenagem, assim como de controle e saída de mercadorias.

No curso, ainda visa-se ensinar:

  • Qualidade dos produtos,
  • Prazo de validade,
  • Responsabilidades operacionais,
  • Limpeza do ambiente,
  • Conservação dos produtos,
  • Custos do pedido,
  • Condições climáticas,
  • Entre outros.

Um profissional pode se tornar um auxiliar de almoxarifado ou ainda chefe de almoxarifado.

O auxiliar de almoxarifado tem a responsabilidade de receber, conferir e organizar os materiais na área do almoxarife. Ainda, tem como função deixar o local sempre limpo e priorizar a conservação do que está armazenado.

O gerente de almoxarifado tem, como principal função, supervisionar o estoque – a entrada e saída de produtos/mercadorias/materiais.

O significado de Almoxarifado está na categoria Significados