Significado de Amálgama

O que é Amálgama

Amálgama pode ser sinônimo de mistura. Quando alguma coisa se funde com outra, como dois metais ou duas ideias, por exemplo, temos uma amálgama.

O que é Amálgama

No âmbito da metalurgia, amálgama é uma liga composta de mercúrio e algum outro metal. Um amálgama de metais pode ter várias funções. Uma amálgama de estanho pode ser usada para deixar um vidro espelhado; ou ainda uma amálgama pode ser usada para a extração de ouro e prata com a utilização de fios de minério, num processo conhecido como amalgamação.

Da mesma forma, as amálgamas são comuns na área da mineralogia, onde o mercúrio e a prata são utilizados em alguns procedimentos técnicos como misturas cristalizadas.

Num sentido coloquial, uma amálgama é uma grande mistura, a junção de coisas heterogêneas e diversas, fusão. Uma reunião de muitas pessoas vindas de diferentes origens pode ser uma amálgama de pessoas; projetos de inclusão, que promovem a inserção de indivíduos de diferentes etnias e classes sociais e determinados contextos sociais são projetos que promovem amálgamas, mistura de pessoas diversas.

O termo amálgama também é utilizado na linguística, em que significa o mesmo que palavra-valise. Uma palavra-valise ou amálgama é então o nome que se dá as palavras, na maioria das vezes neologismos, formadas pela fusão de duas palavras em uma só, onde em geral uma delas perde o seu final enquanto outra perde o seu início, como é o caso de portunhol, que é a junção de português e espanhol ou telemóvel, junção de telefone mais móvel.

Amálgama Dental

Na odontologia o amálgama é sempre a liga de mercúrio e pó de prata que é usada para fazer o procedimento da obturação. Essa amálgama é bastante resistente e quase imune a oxidação, contudo, o mercúrio é absorvido pelo organismo e por isso a Suécia e alguns outros países proibiram a sua utilização.

O significado de Amálgama está na categoria Significados