Significado de Amianto

O que é - Amianto

Amianto é um substantivo masculino.

O significado de Amianto é uma fibra mineral natural que é extraída de rochas, sendo caracterizado pela estrutura cristaliza, resistência a altas temperaturas, além de:

  • Ter boa qualidade isolante,
  • Ser flexível,
  • Ser durável,
  • Não entrar em combustão,
  • Ser resistente a ataques de ácidos.

Como matéria-prima, o amianto é de baixo custo e foi denominado como o “mineral mágico”. Por ser resistente ao calor e ao fogo, ser resistente e barato, o amianto pode ser utilizado de variadas formas, especialmente em construção. Por exemplo, ele pode ser misturado ao cimento para que ocorra a fabricação de tetos, pisos e telhas, bem como é usado em canos e freios, entre outros.

O amianto, portanto, se torna o nome genérico de uma família de minérios que são encontrados na natureza – suas rochas estão divididas em dois grupos distintos:

  1. Serpentinas: são a principal variedade, conhecida também como “crisotila” ou “amianto branco” – possuem fibras curvas e maleáveis,
  2. Anfibólios: são os amiantos marrom, azul e outros. Representam menos de 5% de todo o amianto explorado e utilizado no mundo.

O amianto é proibido em países da União Europeia, na Austrália e em mais de 20 países. Nos Estados Unidos e no Canadá, quantidades pequenas são liberadas. No Brasil, o amianto tem produção e uso amplo, sendo o terceiro maior produtor e exportador. Como consumidor, o país permanece na quinta posição.

Por trazer muitos riscos para a saúde, o amianto está em estado de proibição em várias nações. A substância é perigosa, pois quando fragmentos microscópicos de fibras de amianto são inalados, elas podem causar doenças respiratórios, como:

  • Câncer de pulmão,
  • Mesotelioma,
  • Asbestose.

O amianto branco é a única forma de amianto utilizada hoje em dia. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta variação também está associada com determinados tipos de câncer, porém os produtos do amianto branco afirmam que a substância é segura quando manejada de maneira cuidadosa.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o amianto, além das doenças citadas, pode ocasionar derrames pleurais, placas pleurais, espessamento na pleura e diafragma e gravíssimos distúrbios respiratórios.

Fibrocimento é o material que resulta da união do cimento comum com fibras de qualquer espécie – sendo o mais comum aquele que utiliza fibras de amianto.

Para especialistas, ingerir água depositada em caixa d’água de amianto pode causar câncer de laringe, pulmão e estômago – há estudos que apontaram a ligação entre a absorção do amianto pela via oral.

Amianto também é o nome de uma canção do grupo brasileiro de rock alternativo Supercombo, do álbum Amianto, de 2014.

Amianto em inglês é asbestos.

O significado de Amianto está na categoria Significados