Significado de Amigo Da Onça

O que é Amigo Da Onça

Amigo da Onça significa que um sujeito aparentemente mostra-se como um bom amigo, apesar de que na verdade ele é traiçoeiro e na primeira oportunidade irá trair as suas amizades, por qualquer razão que seja; desde que tire algum proveito disso ou simplesmente livre-se de algum problema. O amigo da onça é uma pessoa na qual não se pode confiar.

O que é Amigo da Onça

Amigo da onça é alguém traiçoeiro, cafajeste e mau caráter que se aproveita das amizades, faz-se de camarada, quando na verdade pode possuir segundas intenções e interesses ocultos em tais amizades. A origem dessa expressão popular surgiu na obra do cartunista Péricles de Andrade Maranhão, que produziucharge que contava uma história sobre dois amigos.

Um deles faz vários questionamentos que indagavam seu colega sobre o que o mesmo faria caso uma onça o espreitasse. Depois de responder várias perguntas seguidas, ele já irritado questiona “Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?”.

E é com base nessa charge satírica que surgiu a famosa expressão popular amigo da onça. Percebe-se que o sujeito parecia estar torcendo mais para a onça (o fracasso do amigo) do que para o seu camarada (e o seu sucesso).

Amigo da onçatambém é o título de uma música cantada pela dupla George Henrique e Rodrigo, a qual conta a história de um amigo traidor que cobiçava a mulher do seu camarada.

Além do mais, existe um filme americano de 2009, chamado “Little Fish, StrangePond”, que teve o título oficial no Brasil de “O amigo da onça” já que a expressão ao ser traduzida soa confusa.


 

O significado de Amigo Da Onça está na categoria Significados