Significado de Amizade Verdadeira

O que é Amizade Verdadeira

Amizade verdadeira é um termo bastante utilizado. O significado de amizade verdadeira é uma amizade na qual existe confiança, altruísmo, compreensão, respeito, perdão, gratidão. Uma amizade verdadeira é livre de interesses individuais.

Em seu livro Ética a Nicômaco, o filósofo Aristóteles define a amizade como uma comunhão que existe entre, no mínimo, duas pessoas que possuem determinados padrões em comum, como padrões de atitudes ou de valores. A amizade é, portanto, bastante semelhante ao amor, mas nela não há o fogo ou a irracionalidade da paixão. Há, na amizade, a benevolência, o zelo, a solicitude, a piedade…

A amizade é considerada como sendo uma virtude, ou seja, algo bastante importante. Muitos dizem que não é possível sobreviver sem amizade, pois amigos auxiliam nas decisões, no enfrentamento de momentos difíceis, na comemoração dos momentos bons etc.

A amizade nasce do hábito do convívio e pode ser desenvolvida ao perceber-se que duas pessoas possuem algo em comum. Amizades que tem como base a utilidade que um tem pra o outro ou uma ocasião oportuna costumam não durar muito, pois a base da amizade deve ser o bem-querer mútuo, querer a outra pessoa feliz.

Em um mundo por demais materialista, o sentido de amizade verdadeira acaba não sendo valorizado e muitos iniciam amizades pensando nelas não como uma relação de afeto, mas como uma troca de favores, como algo que seja vantagem, esperando retornos.

A moral Cristã pega a caridade com o próximo, ou seja, válido para qualquer pessoa. Essa caridade não deve esperar nada em troca. A verdadeira amizade é muito semelhante a esse caso, é algo que chega de graça, que não espera retorno, que não é egoísta.

 

O significado de Amizade Verdadeira está na categoria Significados