Significado de Amor Próprio

O que é Amor Próprio

Amor-próprio é o sentimento de autoestima, de dignidade e amor que uma pessoa é capaz de nutrir por si mesma. É um sentimento humano para consigo próprio. Uma vez que o ser humano é pode amar a outrem, ele também é capaz de amar a si mesmo.

Ter amor próprio é algo fundamental para a autoestima de uma pessoa, pois, segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a autorrealização fica no topo da pirâmide, sendo o objetivo mais nobre da existência humana; amar a si próprio, que, em outras palavras também significa amor próprio.

O que é amor-próprio

O significado de amor-próprio é comumente atribuído normalmente a admiração e respeito que alguém tem por si mesmo. Porém, quando no pejorativamente falando, o excesso de amor próprio pode ser visto como orgulho em demasiado, vaidade, falta de modéstia e até mesmo arrogância.

Amor-próprio tem hífen? Essa é uma dúvida muito recorrente. Segundo as normas do novo acordo ortográfico sim, amor-próprio agora deixa de ser escrito “amor próprio” como era no passadoe agorase usa o hífen.

Sinônimo de amor-próprio:
Alguns dos sinônimos de amor-próprio são e significam autoestima, orgulho e auto-respeito. 

Amor-próprio em inglês em tradução livre é self-lovee carrega o mesmo conceito e significados que a palavra em português.

Já para a psicologia, amor próprio está diretamente ligado com a autoestima e a autoconfiança.
 

O significado de Amor Próprio está na categoria Significados