Significado de Amortização

O que é Amortização

Amortização é uma extinção que se realiza aos poucos, como por exemplo, o fim de uma dívida por meio de quitação após pagamentos periódicos.

O que é amortização de empréstimo?

É a eliminação de uma dívida de empréstimo pouco a pouco, por meio do pagamento periódico até sua quitação total.

Como em toda dívida, existe a incidência de juros - taxa previamente determinada e calculada sobre o saldo da dívida -, e esse pagamento periódico deve ser maior que o valor dos juros, para que a dívida efetivamente seja reduzida.

O que é sistema de amortização? São diferentes opções com a finalidade de quitar uma dívida. Os sistemas de amortização mais usados são a Tabela SAC e a Tabela Price.

Na Tabela SAC ou Sistema de Amortização Constante ou ainda Método Hamburguês, é determinado pelo pagamento mensal de valores decrescentes, com amortização constante, e a Tabela Price ou Sistema de Prestações Fixas ou ainda Sistema Francês, é determinado pelo pagamento mensal de valores iguais, com amortização crescente.

Entre os outros sistemas estão o Sistema Americano e o Pagamento Único. No primeiro é determinado o pagamento mensal que equivale aos juros, com amortização total da dívida inicial ao final de um período que pode ser de meses ou anos, e na última é determinado o pagamento único da amortização total mais os juros.

O que é prazo de amortização? É o intervalo de tempo no qual é realizado o pagamento das amortizações.

A amortização também está ligada à depreciação de bens ativos, ou seja, a desvalorização de itens como, por exemplo, móveis, veículos, máquinas, equipamentos e imóveis.

Ela é tratada como custo ou despesa, uma vez que tais itens sofrem desgaste pelo uso e tornam-se ultrapassados pelo surgimento de outros mais modernos, onde ambas circunstâncias culminam na perda de valor, que é calculada pela contabilidade.

O significado de Amortização está na categoria Significados