Significado de Anjo

O que é Anjo

Anjos são considerados criaturas espirituais puras que vivem no céu. Um anjo é um mensageiro entre Deus e os homens.

  • Sinônimos:

- Criatura celestial; pura; superior ao ser humano; imortal.

- Pessoa dotada virtudes (sentido figurado).

- Criança carinhosa, educada (sentido figurado).

- Bem. Pessoa boa.

- Querubim.

  • Antônimo

- Demônio.

- Anjo mau/ Anjo da noite.

O que é um Anjo:

De acordo com a angelodulia, o significado de Anjo (do latim ângelus e do grego ângelus) é mensageiro. De acordo com a tradição cristã do judaísmo e a igreja católica, o anjo é uma criatura espiritual que vive no céu e é um ser celestial.  

Imagem de um Anjo:

Com relação à representação visual, ou seja, a imagem de um anjo, basicamente possuem auréola e tem asas brancas como as de um pássaro. São criaturas de aparência muito delicada, esplendorosa e possuem brilho resplandecente.

Tipos de anjos e seus significados:

Anjo da Guarda: De acordo com a doutrina da igreja católica, o significado de anjo da guarda é protetor, pois protege as pessoas, tem a função de guiar e conceder amparo. É um anjo que acompanha a pessoa.

Serafins: É a categoria de anjos que está mais próxima de Deus. Os Serafins são os anjos mais velhos de todos os anjos. São consideradas entidades que são superiores e conhecem a infinita bondade. Os Serafins são caracterizados geralmente com seis asas e são rodeados por fogo.

Querubins: são anjos muito sábios e responsáveis pela arrumação da desordem universal. Dão aos seres humanos conhecimento. Os Querubins são caracterizados por crianças fofinhas e bochechudas, com feição de menino arteiro.

Tronos: possuem interior muito puro e têm a responsabilidade de zelar pelo trono de Deus. Dão aos seres humanos o sentido de união e amor ao próximo. Os anjos Tronos são caracterizados por jovens, com beleza superior, e geralmente têm nas mãos algum instrumento musical como, por exemplo, harpa ou trombeta.

Potestades: Apresentam o objetivo de ajudar todos os seres humanos do poder do mal. As potências são responsáveis pela organização e pelos quatros elementos: Água, Terra, Fogo e Ar. São caracterizados por terem o símbolo de espada chamejante.

Virtudes: são considerados como orientadores dos seres humanos, de acordo com a vontade de Deus. Explanam aos homens discernimento e mostram qual a vontade de Deus. São representadas segurando um cajado ou bastão nas mãos.

Principados: são protetores das comunidades e são os responsáveis pelo reino vegetal. Considera-se que cada país, cidade, e igrejas tem um principado para defender e amparar as suas causas. São responsáveis por vigiar os líderes dos povos. Eles são caracterizados por levarem um cetro e cruzes nas mãos. 

Arcanjos: são líderes entre os anjos. Deus os dá ordens e missões grandiosas e revelações que estão acima da compreensão dos homens. Os Arcanjos são diferenciados por levarem nas mãos uma espada e um escudo.

Anjos: são os encarregados de dar orientação e influenciar os seres humanos em suas decisões e caminhos. São considerados anjo da luz, e tem a responsabilidade do crescimento espiritual dos humanos. Não há uma caracterização específica para eles.

Gênios da Humanindade: são considerados divindades ou carmas, cuja função é guardar a humanidade e escolher os anjos para exercer alguma missão.

O termo “Anjo” é muito empregado também para elogios. Por exemplo, “Você é delicada como um anjo!”.

Os anjos estão relacionados a uma ideologia advinda da religião.

O significado de Anjo está na categoria Significados