Significado de Anomalia

O que é - Anomalia

Anomalia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego anomalos, que significa “desparelho, irregular”, de a-, sentido negativo, mais homalos, que é “parelho”, estando relacionado a homos, que quer dizer “o mesmo”.

O significado de Anomalia é o que se desvia do normal, isto é, trata-se da particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum. É tudo aquilo que é considerado anormal, sendo sinônimo de anormalidade ou aberração.

Anomalia também é uma palavra que descreve uma característica daquilo que é desigual ou daquilo que carece de regularidade, como, por exemplo, de um produto, de uma matéria, de um fenômeno físico, entre outros.

No âmbito da Astronomia, anomalia significa a disposição angular que designa a posição de um astro em movimento orbital em volta de outro. Ainda, pode descrever qualquer alteração recorrente e repetitiva na órbita de um planeta.

Na Geometria, a anomalia é também conhecida como ângulo polar, sendo utilizada para descrever, dentro de um sistema de coordenadas polares, o ângulo orientado entre o eixo polar e o raio vetor.

Na Geografia, a anomalia da maré descreve a irregularidade na magnitude e na periodicidade da maré.

Na área da Linguística, a palavra anomalia também aparece. Nessa situação, ela tem o sentido de definir uma característica ou um princípio linguístico em relação a um vocábulo, língua, expressão ou frase que não se enquadra ou cumpre os paradigmas regulares de um determinado idioma. Ou seja, é qualquer expressão linguística que expressa uma exceção ao não seguir regras de uma língua.

Na Biologia, existe a anomalia genética, que se classifica como as alterações do material genético. São as chamadas mutações – estas podem ser gênicas (quando acontece uma alteração em um gene) ou cromossômicas (quando acontece alteração a algum cromossomo ou de mais cromossomos). Na espécie humana, pode-se destacar a doença de Síndrome de Down como mutação cromossômica, enquanto que o daltonismo se configura como uma mutação gênica.

A anomalia cromossômica é muitas vezes chamada de aberração cromossômica.

Anomalia eletromagnética é o nome dado a um fenômeno que ocorre na parte Sul do Oceano Atlântico. Esta anomalia passou a ser visível a partir de 1940 graças à elaboração dos mapas magnéticos, porém as causas deste fenômeno eram desconhecidas até 2006, quando foi divulgado que um fluxo reverso no núcleo da Terra era responsável por esta anomalia eletromagnética.

“Anomalia: Corrida Contra a Vida” (The Anomaly, no original) é o nome de um filme britânico lançado em 2014 de ação.

Anomalia é sinônimo das seguintes palavras:

  • Aberração,
  • Anormalidade,
  • Deformidade,
  • Desequilíbrio,
  • Desvio,
  • Erro,
  • Exceção,
  • Falha,
  • Irregularidade,
  • Monstruosidade.

O significado de Anomalia está na categoria Significados