Significado de Anomia

O que é Anomia

Anomia é um conceito cujo significado remete ao estado social que não tem regras e normas, no qual as pessoas não ligam para o controle social que rege e organizada as sociedades.

Desta forma, uma sociedade anômica também pode ser considerada anárquica, já que os indivíduos não mais seguem padrões morais e sociais, normas e regras que estavam estabelecidos.

A anomia, dentro do conceito teológico, é vista como o descumprimento dos ditames religiosos e das leis de Deus.

A anomia também tem significado em outras áreas do conhecimento. É o caso da medicina, em que o termo é utilizado para traduzir uma possível incapacidade patológica de uma pessoa em dar nome a objetos, mesmo que consiga reconhecê-los.

Anomia tem alguns sinônimos. Conheça os principais a seguir:

  • Anarquia;
  • Bagunça;
  • Caos;
  • Confusão;
  • Desordem;
  • Desorganização.

Anomia social

O conceito de anomia foi bastante explorado pela sociologia. Um dos teóricos mais representativos dessa área foi o sociólogo e psicólogo Émile Durkheim (1858-1917), que tratou da temática nas obras Suicídio, de 1897, e Da Divisão Social do Trabalho, de 1893.

Dentro do pensamento de Durkheim, a anomia social é desenvolvida a partir da ausência de normas sociais e morais que possam servir de guia para a sociedade.

Segundo Durkheim, a derrubada dessas referências sociais que serviam para regrar e orientar as sociedades ocorreram enquanto o mundo se modernizava, provocando imensas transformações na forma de viver e de pensar dos indivíduos.

Algumas das consequências das transformações sociais recentes foram provocadas pela perda da fé, fonte do poder da Igreja Católica no período conhecido como Idade Média, e também das tradições culturais, que acabaram sendo enfraquecidas com o avanço da globalização e o agigantamento das metrópoles.

No entanto, Dukheim afirma em sua obra que a anomia social prossegue ativa somente de forma temporária, durante um período específico de transação proporcionada pelas transformações de cunho social. Com esse cenário chamado de anômico, as pessoas passam a sofrer com a incerteza, se sentem ansiosas e frustradas, o que faz com que elas busquem elementos que tragam satisfação e deem novo sentido para suas vidas.

O sociólogo francês diz ainda que esse enfraquecimento das relações sociais, bem como da satisfação em viver, pode levar a eventos trágicos, caso do suicídio. O suicídio anômico seria motivado por esse sentimento de instabilidade dentro da sociedade, que não se sente mais protegida pelas regras e normas estabelecidas que não ajudam mais a dizer o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso etc.

Ainda dentro deste pensamento, a anomia moral seria uma ausência da moral como a conhecemos, em que o indivíduo é regido por aspectos próprios que ele considera importante e não por convenções sociais ou regras externas.

Anomia e Heteronomia

Por outra parte, a heteronomia é um dos itens importantes para que não ocorra uma anomia social. A heteronomia nada mais é que a submissão aos valores e tradições religiosas e morais. A ideia aqui é que a pessoa aceita as ideias, regras, normas e valores externos, sem qualquer possibilidade de interferência dela na validade desses conceitos.

Por sua vez, o oposto de heteronomia é a autonomia, quando há a capacidade do indivíduo de determinar quais leis vão oriental a sua conduta. Se na heteronomia a pessoa aceita de forma passiva normas e regras de outrem, na autonomia possibilita que exista uma reflexão interna de cada pessoa a respeito dessas leis. Ou seja, com a autonomia a pessoa tem mais liberdade para optar entre as diversas escolhas existentes e também questionar as regras sociais e morais que são impostas a ela.

Anomia jurídica

Há também uma reflexão sobre anomia quanto a seu significado no âmbito do direito. Assim, anomia jurídica pode ser encarada como a falta de uma norma regulamentadora que organize ou regre determinada situação ou fato.

É possível também relacionar seu significado à existência de uma lei que, no entanto, é ineficaz em seu propósito, pois a sociedade não a reconhece e pauta sua conduta como se não houvesse uma norma para aquilo.

O significado de Anomia está na categoria Significados