Significado de Anorexia

O que é Anorexia

Anorexia é uma palavra de origem grega “anorexia”, onde o “A” apresenta sentido negativo e “orexis” significa apetite ou desejo.

A anorexia é um transtorno alimentarque provoca a redução ou perda do apetite, o que causa uma extrema magreza. Pessoas que sofrem desse distúrbio têm um intenso medo de engordarem, mesmo estando muito abaixo do peso.

Normalmente, as pessoas que sofrem de anorexia dentem a ter uma imagem distorcida de si mesmas. Sofrem de distúrbios psicológicos onde se enxergam sempre acima do peso. Essa doença leva a pessoa a um quadro de ansiedade intensa, fazendo-a procurar sempre meios de perder peso a qualquer custo.

Ainda não se sabe a causa dessa doença, embora se acredite que há influências de certos fatores biológicos e principalmente psicológicos.

A anorexia costuma ser um distúrbio alimentar mais frequente na fase da adolescência. Época em que há uma grande apelação pelo corpo perfeito, assim como a magreza é bastante cultuada. Mas também pode ocorrer em outras fases da vida.

A falta dos nutrientes necessários para manutenção do organismo pode acarretar vários danos à saúde, como desidratação, desnutrição, queda de pressão, depressão, deficiência de memória, frio, entre outros problemas que podem até mesmo levar a morte. 

O tratamento da anorexia pode se tornar um desafio tanto para o doente quanto para a família que sofre junto. Normalmente uma pessoa anoréxica precisa de vários tipos de tratamento e só procura por um quando o estágio da doença já está avançado.

O principal objetivo do tratamento é fazer com que a pessoa recupere o peso, mas na maioria das vezes ela não reconhece que sofre de um distúrbio alimentar. Assim é necessário um tratamento que envolva um trabalho com nutricionista, psicoterapia e uso de medicamentos.

Temos algumas classificações para esse distúrbio:

Anorexia Alcoólica

A anorexia alcoólica, também chamada de “drunkorexia”pode ocorrer com pessoas alcoólatras, onde o vício acaba fazendo com que a pessoa perca a vontade de se ingerir alimentos.

Neste caso a pessoa troca a alimentação pela bebida com intuito de emagrecer. Normalmente ela usa o álcool para diminuir a fome, pois ele funciona como inibidor do apetite.

Nesse caso além dos problemas com o peso há outro agravante, a pessoa acaba se tornando um dependente do álcool também. A anorexia alcoólica pode ocorrer entre adolescentes e adultos, principalmente as mulheres.

A anorexia alcoólica ainda foi classificada como transtorno alimentar, pois ainda não consta em manuais médicos.

Anorexia x Bulimia

Na anorexia há uma perda de peso extrema, mas pessoa distorce a sua imagem, possuindo um medo terrível de engordar. Esse medo faz com que a pessoa procure vários meios e dietas para emagrecer, mesmo estando bem abaixo do peso normal.

Já em quadros de bulimia a pessoa sofre de compulsão alimentar e em seguida provoca vômitos, ou faz uso de laxantes, diuréticos entre outros métodos para tentar emagrecer.

Na bulimia a pessoa sofre de complexo de culpa por estar comendo, por isso acaba tomando atitudes nocivas para tentar se livrar do peso. Muitas vezes pessoas anoréxicas acabam desenvolvendo bulimia, pois o objetivo e sempre perder mais e mais peso. 

O significado de Anorexia está na categoria Significados