Significado de Ansiosa

O que é Ansiosa

Ansiosa ou ansioso são adjetivos que têm os significados de aflição, agonia, anseio ardente ou desejo intenso. A pessoa ansiosa se sente inquieta, impaciente e angustiada.

Alguns sinônimos de ansiosa são: aflita, inquieta, desassossegada, preocupada, agoniada, angustiada, apreensiva e sôfrega.

As palavras “anciosa” e “ancioso” estão incorretas, ao passo que a grafia correta é com a letra S para as palavras “ansiosa” e “ansioso” e suas variações “ansiosamente”, “ansiosidade” e “ansiedade”.

O significado de ansiedade é a aflição psicológica que o indivíduo sente antes que uma coisa esperada aconteça, como um sofrimento ou impaciência.

Como controlar a ansiedade?

A ansiedade está muito ligada às preocupações (pré + ocupação) de coisas que ainda nem aconteceram e também com a insegurança, pois quando o indivíduo não confia em si, também não confia nas outras pessoas.

Para ajudar a controlar a ansiedade, psicanalistas indicam que o indivíduo tente resolver seus próprios problemas, sem depender de terceiros, pois assim aumentará sua autoestima. Também indicam prestar atenção à respiração, pois ao respirar corretamente, trará mais oxigênio para o corpo, que é um calmante natural.

Algumas práticas como a yoga e a meditação, contribuem para uma maior atenção à respiração e também para trazer os sentimentos de calma, tranquilidade e relaxamento, que são sensações opostas à ansiedade.

A pessoa ansiosa também pode praticar exercícios aeróbicos, que utilizam o oxigênio para trazer energia ao corpo e que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade.

As psicoterapias ajudam o indivíduo o trabalhar as aflições da ansiedade até que chegue à cura total. Entre os pontos a serem discutidos e trabalhados estão os sentimentos de arrependimento e culpa, quando a pessoa fica pensando no por que de não ter feito algo ou no por que de não ter tomado determinada decisão, e estas sensações fazem mal ao psicológico do ser humano.

O significado de Ansiosa está na categoria Significados