Significado de Antropologia

O que é Antropologia

Antropologia é a ciência que estuda o homem e a humanidade, abrangendo toda a sua dimensão.

A palavra vem do grego "anthropos", que significa "homem" e "logos", que significa "razão", "pensamento" e "estudo".

Portanto, a Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural e a sua origem está na Antiguidade Clássica, por volta do século VIII a.C., desde que o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre o seu relacionamento com o "outro", pois isso é pensar de forma antropológica.

Homero e Hesíodo, poetas da Grécia Antiga, assim como filósofos da Antiguidade, já se questionavam sobre o impacto das relações sociais e sobre o comportamento humano.

Até antes do século XVIII, o conhecimento antropológico estava ligado à contribuição de cronistas, comerciantes viajantes e missionários que debatiam sobre os povos que conheciam e sobre seus hábitos, regras, rituais, linguagem e características.

Mas somente no século XVIII a Antropologia se tornou ciência, partindo das classificações do médico Carlos Lineu, que fez análises sobre a raça humana.

Já no século XIX, Boucher de Perthes utilizou o termo "homem pré-histórico" para debater sobre como era sua vida cotidiana, analisando utensílios de pedra e outros itens arqueológicos. John Lubock analisou inúmeros dados sobre a cultura da Idade da Pedra e classificou as diferenças culturais como “Paleolítico” e “Neolítico”, que são estudados até hoje.

A antropologia está dividida em duas grandes áreas de estudo, a Antropologia Cultural e a Antropologia Física ou Antropologia Biológica.

A Antropologia Cultural estuda o homem na sua vertente cultural, como a representação pela palavra e pela imagem. Já a Antropologia Física estuda os meios da evolução, como a herança genética, o registro fóssil e a adaptabilidade do ser humano.

Uma das subdisciplinas da Antropologia Física é a Antropologia Forense, um ramo da medicina legal, que tem como objetivo a identificação do ser humano.

Mais uma área a se destacar é a Antropologia do Direito ou Antropologia Jurídica, que estuda a ordem social e as penalidades em sociedades.

O significado de Antropologia está na categoria Significados