Significado de Apartheid

O que é Apartheid

Apartheid é uma palavra que tem origem no idioma africânder, uma das línguas oficiais da África do Sul juntamente com o inglês. Apartheid significa separação, e designou o regime político que vigorou no país do sul da África durante boa parte do século XX, onde brancos e negros eram divididos e não tinham os mesmos direitos.

O apartheid foi instituído em 1948 e perdurou até 1994, tendo como objetivo privilegiar uma minoria branca, em detrimento da maioria da população negra. Propunha uma divisão entre os dois grupos. No sistema existiam leis que proibiam o convívio e o relacionamento entre brancos e negros, os dois grupos viviam sob tensão e atos de violência e ofensas contra negros faziam parte do cotidiano dos sul-africanos durante esse período.

A segregação racial já era um realidade na região desde a colonização inglesa e holandesa no século XVII, contudo, foi só com a instituição do apartheid pelo Partido Nacional da República da África do Sul em 1948 que essa divisão passou a valer como lei.

Com o apartheid, os negros não podiam circular em certos lugares. Haviam bairros destinados apenas para negros; a educação era diferenciada para brancos e negros assim como todos os serviços públicos, eram proibidos casamentos entre negros e brancos e etc.

Durante o Apartheid, a África do Sul foi bastante criticada por instituições e intelectuais de todo o mundo, levando o país a sofrer embargos econômicos e um isolamento diplomático nesse período. Além disso, a resistência ao regime sempre foi forte internamente, levando a manifestações, revoltas, violência, prisões e mortes.

Fim do Apartheid

A pressão interna e externa pelo fim do regime fez com que o governo sul-africano aos poucos começasse a promover reformas no regime, amenizando um pouco as contradições. Contudo, todos os que resistiam ao apartheid só se contentariam quando o regime deixasse de existir totalmente, o que só aconteceu de fato quando o líder da resistência Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro do país em 1994.

Nelson Mandela ficou conhecido no mundo todo por sua luta contra o apartheid e como líder da organização de oposição Congresso Nacional Africano (CNA). A organização em sua luta se envolveu em conflitos que levaram dezenas à morte e à prisão, entre esses Nelson Mandela, preso em 1962 e permanecendo 27 anos preso.

Nelson Mandela foi solto em 1990 quando o presidente do país Frederick de Klerk começou a promover significativas reformas no regime, tornando o CNA novamente legal, permitindo a imprensa a se expressar livremente, libertando presos e dando passos importantes para o fim do apartheid. Em 1993 Nelson Mandela e Frederick de Klerk recebem o prêmio Nobel da paz por seu empenho em acabar com o sistema de segregação do país.

Em liberdade, Nelson Mandela candidatou-se à presidencia e com o apoio da opinião pública nacional e internacional se elegeu e deu o fim a um dos regimes mais racistas da história, instaurando a democracia na África do Sul. Em 1999 o candidato indicado por Mandela venceu as eleições, consolidando definitivamente o fim do Apartheid no país.

 

 

 

O significado de Apartheid está na categoria Significados