Significado de Apogeu

O que é Apogeu

Apogeu é um termo da astronomia sobre uma posição orbital que representa a maior distância entre um corpo celeste e nosso planeta, a Terra. No sentido figurado, apogeu se refere ao auge de algo ou alguém, ao seu ponto alto, o clímax, também chamado de acme. Eis um exemplo claro do significado figurado da palavra apogeu: Durante a era dos bons imperadores, Roma chegou ao seu apogeu.

O significado da palavra apogeu comumente é referente aos momentos de maior sucesso, o ponto mais alto e também o status máximo que algum país, reinado, império ou indivíduo conseguiu atingir. Outro exemplo claro do significado figurado de apogeu é: Após a conquista de toda a Europa Ocidental, o Império Napoleônico havia atingido o seu ponto mais alto, e com um exército organizado e bem treinado não havia quem os detivesse. Em meados de 1809 ele estava chegando ao seu apogeu.

Perante a óticada astronomia, sabe-se que o movimento de translação que a Lua realiza em volta da Terra não é sempre igual, podendo variar, e isto significa que em alguns períodos ela afasta-se da Terra. 

Apogeu e perigeu

Se trata de são partes do mesmo conceito, sendo que ambos fazem parte da astronomia. Eles funcionam basicamente como sinônimos, sendo que apogeu representa o ponto mais distante entre os corpos celestes para com a terra e, perigeu, respectivamente, representa a menor distância entre os mesmos. Comumente os termos lua perigeu e lua apogeu são utilizados para designar as distâncias do nosso satélite natural para com a terra.

Entretanto, apogeu também pode representar a maior distância de um satélite artificial no ponto em que é máxima a sua distância em relação ao centro da terra. Trata-se então do mais alto grau em termos de distância possível entre tal satélite e nosso planeta.

 

O significado de Apogeu está na categoria Significados