Significado de Apraxia

O que é Apraxia

Apraxia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego apraksía, que significa “não ação, ócio”.

O que é Apraxia:

O significado de Apraxia é uma disfunção neurológica, que tem como característica a impossibilidade de realizar movimentos coordenados e voluntários, mesmo que os músculos estejam normais e a pessoa tenha pleno conhecimento do movimento. É uma condição que não tem qualquer perda de motricidade ou de sensibilidade, sem qualquer paralisia ou outro distúrbio.

São danos no cérebro a causa da apraxia, porém destacam-se como os problemas mais frequentes:

  • AVC (Acidente Vascular Cerebral),
  • Traumatismo crânio-encefálico,
  • Tumor cerebral,
  • Demência, e
  • Doenças degenerativas do sistema nervoso e do cérebro.

Uma pessoa que sofre com apraxia não possui capacidade de realizar movimentos musculares corretos, mesmo que conserve a locomoção dos membros e que não tenha paralisia muscular ou dos nervos. É como se a memória fosse “apagada” sobre como aquele determinado movimento é realizado – coisas simples, tais como um simples amarrar um cadarço se torna algo impossível.

Há situações em que movimentos que antes foram aprendidos já não são possíveis de serem feitos – que não conseguem mais fazer – ou que façam de uma maneira completamente diferente. Em outros casos, há também dificuldades no uso de ferramentas e outros itens: é um risco pela integridade física da pessoa com apraxia e também para demais pessoas próximas.

O tratamento para a apraxia deve ser levado a sério, com cuidadores experientes. Muitos acabam desenvolvendo depressão, devendo ficar atento e, caso acontecer, procurar o tratamento desse problema também.

Existem alguns tipos de apraxia:

  • Apraxia ideomotora,
  • Apraxia verbal,
  • Apraxia ideacional,
  • Apraxia oculomotora.

A apraxia ideacional é caracterizada por pessoas que não conseguem realizar tarefas na ordem correta. Um exemplo seria a dificuldade de colocar a meia antes do sapato.

Apraxia ideomotora

A apraxia ideomotora, conhecida também como ideativa, é aquela que aponta a dificuldade que a pessoa tem em realizar tarefas ou ações que já foram aprendidas. Ou seja, a pessoa não consegue completar um ato, de forma voluntária, em resposta a uma ordem verbal. Porém, este mesmo ato será realizado de maneira espontânea.

Um exemplo comum a ser dado é quando se pede para fazer o sinal da cruz a uma pessoa com apraxia ideomotora e ela não o faz, mas realiza-o automaticamente assim que entra na Igreja.

Apraxia verbal

A apraxia verbal é um tipo muito comum e pode acometer adultos e crianças. Esta tem como aspecto a condição que complica alguns movimentos ou mesmo a impossibilidade de movimentar os músculos da boca ou mesmo a própria língua para falar, o que acaba prejudicando na produção de fonemas.

Isso faz com que o processo de comunicação e fala sejam altamente prejudicados. Pode-se separar a apraxia verbal em:

  • Apraxia adquirida: quando ocorre em qualquer idade, fazendo com que a pessoa perca a capacidade de fala que anteriormente tinha, ou
  • Apraxia de desenvolvimento: quando esta surge desde o nascimento.

Apraxia oculomotora

É uma condição caracterizada pela paralisia da visão lateral, sendo que provoca um movimento voluntário dos olhos, onde a pessoa tenha incapacidade de movimentar os olhos de uma certa forma.

É a impossibilidade de deslocar voluntariamente os olhos na horizontal. Esse tipo de apraxia não apresenta lesões neurológicas.

O significado de Apraxia está na categoria Significados