Significado de Aquarela

O que é Aquarela

Aquarela é um método de pintura com tintas dissolvidas em água. Essa técnica consiste na utilização de papéis, assim como papiros, plásticos, couro, casca de árvores, telas e muitos outros materiais. A palavra aquarela provém do Latim “aqua” que significa “água”.

Essa tinta pode estar totalmente misturada na água, como também pode estar somente suspensa na parte superior da mesma. É muito importante que uma cor não se sobressaia à outra. 

O método da aquarela surgiu antes de Cristo, por volta do século II, no Egito, tendo como exemplo de aplicação o “Livro dos Mortos”. Mas sua propagação ocorreu na China há quase dois mil anos. A técnica surgiu paralelamente à criação do papel e dos pinceis feitos de pelos de coelho.

Sua proliferação se deu por volta do século XV, quando o uso do papel fez crescer o número de adeptos nessa nova forma de manifestação artística.

Durante a Idade Média, era muito comum encontrar obras usando essa prática, se espalhando por muitos países Europeus, sendo a Itália o principal local de manifestação. Inicialmente, as pinturas feitas com aquarela não eram consideradas artes, alguns diziam que era um passa tempo delicado e muito feminino, visto com certo desdém por muitos.

Um dos maiores e mais importantes artistas que aderiu a essa forma de manifestação de arte foi William Turner, famoso pintor inglês que teve uma longa carreira no mundo das artes. Ele fez cerca de dezenove mil obras usando essa técnica, tentando adaptá-las para quadros com tinta a óleo. Turner foi um dos grandes nomes que influenciou o impressionismo.

Outros pintores que utilizaram a aquarela em seus quadros foram William Blake, John Constable, Giovanni Benedetto Castiglione, Claude Lorrain, dentre muitos outros.

Os temas retratados na maioria dessas obras são os cenários mais simples e ingênuos, muitas vezes pastoris e em outras a natureza mais selvagem. E apesar de ter sofrido rejeição e preconceito por parte de muitos artistas em seu inicio, ela conseguiu ter adeptos em outras artes, como nas artes plásticas, por exemplo.

No Brasil, esta é uma das técnicas mais utilizadas nas aulas de Arte. Além de ser muito fácil e prática, ajudam os alunos a aprenderem as noções básicas do conceito.

Em 1983, o cantor Toquinho criou a música “Aquarela”, onde usava as cores e a pintura para fazer referências à beleza das coisas simples da vida. Apesar de ser uma canção voltada para o público infanto-juvenil, ela agrada bastante as pessoas de todas as faixas etárias.

O significado de Aquarela está na categoria Significados