Significado de Aquecimento Global

O que é Aquecimento Global

O Aquecimento Global significa o aumento da média da temperatura de todos os oceanos e do ar próximo à superfície terrestre, sendo que tal aumento está diretamente relacionado à interferência humana no meio ambiente. Devido à emissão de gases do efeito estufa além do que é considerado natural, o efeito de tais gases é potencializado e retroalimentado, fazendo com que o calor não de dissipe normalmente pelo ar, ficando retido e provocando aumentos na temperatura.

O aquecimento global está diretamente ligado ao efeito estufa. Tal efeito consiste na retenção de calor pela atmosfera, incapacitando-o de poder se dissipar pelo espaço. É necessário saber, entretanto, que o efeito estufa é essencial para a vida e foi por meio deste que a vida humana foi capaz de desenvolver-se. O efeito estufa impede que o planeta literalmente possa congelar, sendo capaz de suavizar o clima global. Sem o efeito estufa e os seus gases, o clima iria oscilaria drasticamente e isso tornaria complicada a vida.

Causas do Aquecimento Global

As causas do aquecimento global estão diretamente ligadas às agressões ao meio ambiente, estando principalmente ligados com a emissão de gases e com o desmatamento. A principal forma de emissão de gases que prejudica a atmosfera é a queima de combustíveis fósseis, tal como o dióxido de carbono e o metano, sendo considerados os principais gases do efeito estufa. O uso de fertilizantes e o desmatamento também proporcionam a emissão de tais gases.

Efeitos do aquecimento global

É fato que o sol e suas radiações eletromagnéticas são imprescindíveis para a vida na terra. Porém, grande parte desses raios é nociva e se não barrados inviabilizariam a vida na terra. E é exatamente por isso que a camada de ozônio é tão importante: ela absorve e “devolve” para o espaço os raios nocivos, fazendo com que somente o essencial seja capaz de penetrá-la. E uma vez que o aumento gradativo na emissão dos gases do efeito estufa enfraquece a camada de ozônio.

O aquecimento global produz mudanças na composição da atmosfera e resulta em calor, muito calor, através no aumento das temperaturas. Isso desencadeia uma série de mudanças nos vários sistemas terrestres, elevando o nível do mar, alteram as chuvas, produzindo tanto enchentes quanto secas terríveis, além do aumento na quantidade de ciclones tropicais, furacões e outros eventos com graves consequências para a vida humana.

Acredita-se que os efeitos do aquecimento global irão causar a extinção e várias espécies e afetar estruturalmente diversos ecossistemas e o funcionamento destes. Isso inevitavelmente tende afetar algo primordial para a manutenção da vida e sociedade humana em larga escala: a produção de alimentos, captação de água e a produção de produtos. 

Existem esforços internacionais promovidos pelas Nações Unidas (ONU) a fim de contar o aquecimento global. Os planos são à longo prazo, sendo que há expectativas de controle até o ano de  2100. Todavia, já é sabido que o aquecimento global manterá seus efeitos e consequências presentes por vários séculos.

Camada de ozônio

A camada de ozônio é uma camada alta da atmosfera que se encontra na estratosfera, sendo que está a cerca de 15 a 35 km de altitude. Isso significa que tal nome é atribuído em função da alta quantidade de ozônio. Assim sendo, o ozônio possui uma característica muito peculiar e importante para toda a vida no planeta terra: ele funciona como um protetor natural contra a radiação ultravioleta (YV) emitida pelo sol, sendo capaz de barrar os raios de alta intensidade em até 98%. Se não fosse pela camada de ozônio

A camada de ozônio possui cerca de 10 km de espessura e em tal região concentrasse cerca de 90% de todo o ozônio atmosférico. Os gases da camada de ozônio são rarefeitos, isto significa que possuem pouca densidade e se comprimidos à, por exemplo, a pressão atmosférica a nível marítimo ela não passaria de alguns milímetros.

Buraco na camada de ozônio é um fenômeno que ocorre em  alguns meses do ano, normalmente entre agosto e novembro. Na verdade o termo é um tanto equívoco, pois, não há literalmente um buraco na camada de ozônio e sim á a diminuição da densidade em determinada região da mesma. Tal área que tem sua densidade afetada fica na Antárctica. O efeito estufa e o aquecimento global estão correlacionados para com a destruição da camada de ozônio.

O significado de Aquecimento Global está na categoria Significados