Significado de Aquiles

O que é Aquiles

Aquiles é um herói lutador da mitologia grega, um dos participantes da Guerra de Troia e personagem principal da Ilíada, de Homero.

O que é Aquiles?

A Ilíada é um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga, cuja autoria é atribuída ao poeta Homero. Na obra, são narradas passagens da Guerra de Troia. A Guerra de Troia realmente ocorreu, provavelmente entre o ano de 1300 e 1200 a.C. Entretanto, ainda não se estabeleceu a diferença entre os significados reais e mitológicos desse fato histórico, retratado na obra de Homero.

A Ilíada é a narrativa mais famosa sobre os significados da participação de Aquiles na Guerra de Troia.

Significado de Aquiles

Na mitologia grega, Aquiles era filho da nereida Tétis e de Peleu, rei dos mirmidões. O herói foi educado pelo sábio Quíron e também recebeu ensinamentos de Fénix, um homem de grande sabedoria. O adivinho Calvas previu que Troia só poderia ser tomada com a ajuda de Aquiles, quando ele tinha apenas nove anos de idade. Sua mãe, Tétis, temendo pelos significados do destino do filho, o enviou, disfarçado de mulher, para a corte do rei Licomedes, na ilha de Esquiro. Mas o disfarce não adiantou, Aquiles acabou sendo encontrado pelos Gregos e concordou em participar da guerra.

O jovem participou de muitas batalhas durante o combate, conquistando doze cidades. Entretanto, o herói se retirou do conflito por algum tempo, após o rapto de sua amada, Briseida. Aquiles voltou ao campo de batalha para vingar seu amigo Pátrocles, morto por Heitor. O guerreiro foi vitorioso em sua vingança, matando Heitor, e liderou os gregos para um decisivo cerco a Troia. Aquiles foi morto por Páris, irmão de Heitor, com uma flecha no calcanhar.

Calcanhar de Aquiles

A expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada para se referir ao ponto fraco de uma pessoa ou instituição, e tem sua origem e significados relacionados ao mito de Aquiles. A principal versão dessa história conta que, a mãe de Aquiles, a deusa Tétis, mergulhou-o nas águas do rio Estige, para torná-lo imortal, segurando-o pelo calcanhar. Por isso, segundo a lenda, essa era a única parte vulnerável do corpo de herói.

Aquiles existiu realmente?

Não existem registros históricos cujos significados comprovem ter sido Aquiles um personagem real. Entretanto, há quem defenda essa hipótese. A despeito da falta de provas sobre sua real existência, os gregos lhe consagraram diversos santuários, e Alexandre, o Grande, estava convencido de ser seu descendente.

O significado de Aquiles está na categoria Significados